Setembro Amarelo: Alunos do programa ‘Transforma’ do Instituto Algar promovem tarde de conscientização na praça Tubal Vilela na próxima quarta-feira (27)

Educação

Compartilhar

A Ação dos jovens acontece entre 14h e 16h e visa conscientizar a população sobre a importância da vida e ajudar na prevenção do suicídio

O suicídio é uma triste realidade que atinge a população mundial, e é importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre será a melhor escolha. Diante disso, o mês de setembro é marcado pela campanha ‘Setembro Amarelo’ que busca conscientizar sobre o assunto. Visando ampliar e apoiar a campanha, nesta quarta-feira (27), alunos das oficinas de saúde mental do programa ‘Transforma’ do Instituto Algar farão um momento de conscientização sobre a importância da vida na Praça Tubal Vilela, em Uberlândia (MG), das 14h às 17h, com distribuição de materiais informativos e sementes de girassóis.

Os jovens vão divulgar informações sobre importantes questões acerca da prevenção ao suicídio, como os sinais de alerta, fatores de risco e orientações sobre como agir em momentos difíceis e de crise. Além de poderem saber mais sobre o tema, aqueles que passarem pela praça no momento da ação, também ganharão sementes e receberão a orientação para cultivar um girassol, a flor que é o símbolo da campanha ‘Setembro Amarelo’ por representar a felicidade.

A iniciativa é liderada pela psicóloga, Gabriela Marques responsável pela oficina ‘Meu mundo, minhas emoções’, realizadas no programa Transforma, em Organizações Sociais parceiras do Instituto Algar, em Uberlândia. O propósito da oficina de saúde mental é desenvolver atividades para que os participantes aprendam a lidar com suas emoções e pensamentos de maneira que estes se tornem saudáveis e facilitem o processo de autoconhecimento. A psicóloga reforça que ações como a conscientização que os alunos irão promover na próxima quarta-feira, são fundamentais na prevenção do suicídio. “Conscientização gera prevenção. Quanto mais atuamos ativamente nessas ações, nós promovemos informações confiáveis sobre o tema”, destaca Gabriela.


SERVIÇO

Ação de conscientização em razão do ‘Setembro Amarelo’ com alunos do programa Transforma do Instituto Algar

Data: 27 de setembro (quarta-feira)

Horário: 14h às 16h

Local: Praça Tubal Vilela – Centro – Uberlândia/MG

SOBRE O INSTITUTO ALGAR

O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor. 

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário. 

SOBRE O PROGRAMA TRANSFORMA

O programa contribui com o desenvolvimento de crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, da rede pública de ensino e que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Por meio da oferta de oficinas gratuitas de educação, esporte e cultura, promove a inclusão e transformação social, no contraturno escolar. Na prática, as atividades acontecem em organizações sociais que, além do recebimento das oficinas como complemento da grade horária, também são fortalecidas pela parceria por meio de workshops de formação.