Projetos incentivados - Instituto Algar
Esporte

CAMV Ano IV / Vôlei

O objeto do CAMV (Centro de Atividades Mais Vôlei), é a formação e desenvolvimento técnico de meninas e meninos na prática de vôlei, tanto nos fundamentos da modalidade, quanto na contribuição da formação dos atletas enquanto cidadãos. Para tal, a proposta do projeto é oferecer aos beneficiários, por meio dos professores e coordenação, referências e uma liderança educadora, que ensina por meio das palavras, mas principalmente pelo exemplo. Esta tem sido uma das premissas do projeto: usar o esporte como uma ferramenta de transformação social e como uma oportunidade de escolha para uma vida melhor.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS Minas Gerais
Cultura

Cine Olhar / Audiovisual

O projeto "CineOLHAR" tem como objetivo promover um processo de formação continuada em audiovisual entre crianças e adolescentes de regiões de vulnerabilidade social. Os alunos participam de oficinas semanais gratuitas e apresentação, ao final do trabalho, de uma mostra de vídeos itinerante com o resultado da formação. Promover a inclusão social e cultural, possibilitando a crianças e adolescentes de condição social menos favorecida a vivência da arte por meio das novas mídias; Promover o potencial criativo e expressivo de crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento de um novo olhar sobre o cotidiano; Colaborar para a democratização e descentralização da produção artística e cultural, por meio de atividades gratuitas, voltadas a um público morador de bairros de baixo aparelhamento cultural e social em uma cidade do interior; Potencializar a difusão cultural, por meio da divulgação dos resultados do projeto na internet e em mostras voltadas gratuitamente à comunidade; Constituir uma ação exemplar, capaz de se tornar referência do ponto de vista da inclusão social e da democratização da expressão artística.

Lei de incentivo: Federal / IR
Cultura

Dedo de Verso / Literatura

O projeto é constituído por um processo de formação e criação em poesia e narrativa, nas modalidades escrita, falada e cantada. Como resultado, serão realizados 02 saraus com apresentações dos textos criados, e gravadas 06 poesias cantadas (canções) em estúdio, publicadas no ambiente digital. Trata-se, portanto, de um processo de estímulo na perspectiva da Literatura como linguagem artística universal que pode ser exercida por todos. Além disso, o projeto abordará a performance literária na fala e no canto, na qual o poema ganha voz e vida, ao não se reduzir ao espaço do papel. Na perspectiva da palavra falada ou cantada, o projeto aponta para a transversalidade artística, promovendo diálogos com as linguagens teatral e musical.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS Minas Gerais
Cultura

Trupe de Truões / Teatro

Este projeto reúne ações realizadas pela Trupe de Truões como Aulas de Teatro, Mostra de Investigações Teatrais, apresentações do grupo em Circulação Teatral por Uberlândia e cidades de MG, Mostra de Teatro, Mostra de Cinema, Seminário de Teatro Infantojuvenil, residências e oficinas artísticas, núcleo de pesquisa, ciclo de leituras, consultoria em gestão cultural, manutenção de espetáculos em repertório.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS Minas Gerais
Cultura

Trakinagem / Audiovisual

É um projeto que visa estimular a inserção do cinema no universo cultural de crianças e jovens, oferecendo gratuitamente atividades dentro de uma Instituição Parceira, envolvendo a realização de Oficinas de criação e produção de filmes e de Sessões de Cinema, nas quais são apresentados os filmes produzidos nas oficinas e também curtas metragens de diretores de Minas Gerais. As oficinas de cinema são divididas em módulos bimestrais, abordando quatro gêneros do cinema: documentário, animação (stop motion), ficção e experimental, de forma a propiciar aos participantes uma boa introdução à diversidade de gêneros cinematográficos e possibilidade de produção artística dentro do universo da produção audiovisual, por onde também poderão encontrar linhas de atuação profissional que podem desempenhar no futuro, tais como: roteirista, editor, iluminador cinegrafia, ator, fotografia, produtor, entre outras.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS Minas Gerais
Esporte

Moviment(Ação) / Judô e Capoeira

Fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva, recreativa e de lazer a crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, com caráter formativo educacional nas modalidades de judô e capoeira para meninas e meninos. Desenvolver um trabalho sócio esportivo educacional com os beneficiários que se encontram em situação de vulnerabilidade social, formando cidadãos conscientes, com oportunidades efetivas de inclusão social, através de atividades esportivas no contra turno escolar.

Lei de incentivo: Federal / IR
Esporte

Esporte Transforma

O projeto busca estimular a prática esportiva sistematizada da modalidade judô para crianças e adolescentes, como oportunidade de lazer e acesso estruturado ao esporte, possibilitando que crianças e adolescentes vivenciem o conteúdo técnico e tático da modalidade, bem como o trabalho de cooperação e socialização entre os alunos.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS Minas Gerais
Cultura

Versificar

O projeto se volta, principalmente, ao ensino literário. Mas, além das aulas pensadas para crianças e adolescentes, são promovidos também encontros estruturados como sarau ou batalhas de Slam. Tem-se por intuito dar voz a novos poetas: os textos são feitos para serem declamados e ouvidos pela audiência, não publicados em livros para que cada leitor os entenda e atribua significados como quiser. Nesta proposta, quem escreve é quem lê. Os alunos são convidados a interpretar as palavras que saíram de dentro de si mesmos e apresentar isso ao público.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS São Paulo
Cultura

Estripulia

O projeto é uma iniciativa que visa beneficiar 150 crianças em situação de vulnerabilidade social de Campinas, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo, com aulas de Malabares e Palhaçaria. Além disso, o projeto visa à realização de dois espetáculos de circo abertos ao público e gratuitos. O primeiro, “Arquicambalhotas”, terá sua execução no meio do projeto, e o segundo, “Hipercambalhotas”, ao término das atividades. Com as ações, a expectativa é beneficiar cerca de 950 pessoas, contando os alunos e a expectativa de público nos espetáculos.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS São Paulo
Esporte

Bola na Rede Ano III

Projeto de desporto educacional voltado ao atendimento de 180 crianças e adolescentes na cidade de Franca/SP. São12 meses de atividades gratuitas nas modalidades futsal e basquetebol. A metodologia do projeto compreende modelos de esporte para o desenvolvimento que são aplicados visando o desenvolvimento esportivo e social dos participantes.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS São Paulo
Cultura

Rodopio

Projeto por meio do qual serão oferecidas atividades atendendo diferentes públicos, e gerando produtos culturais variados que atingem populações com pouco acesso a manifestações culturais como a dança e a capoeira. Esta proposta compreende o oferecimento de aulas de Balé, Danças Urbanas e Capoeira para 180 pessoas da cidade de Franca, estado de São Paulo.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS São Paulo
Esporte

Esporte na Comunidade

O projeto “Esporte na Comunidade” visa beneficiar 200 crianças e adolescentes, com aulas de patins e skate. Além do ensino das modalidades e dos valores inerentes a cada uma, objetiva-se ainda a melhoria do desempenho escolar dos alunos através do monitoramento conjunto previsto na metodologia aplicada.

Lei de incentivo: Estadual / ICMS São Paulo

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade