Sobre o Instituto

Para dar realmente certo é necessário mais do que acreditar, é preciso viver!

Desde 1994, o Grupo Algar investe em programas sociais voltados à comunidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar, o órgão responsável por coordenar e dar as diretrizes de todas as ações educacionais, ambientais e culturais do Grupo Algar. A decisão de criar o Instituto Algar fortaleceu as empresas, além de permitir a identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade, sempre girando em torno de uma causa comum: a sustentabilidade.

O princípio da sustentabilidade é simples: acreditamos que, ao utilizarmos os recursos disponíveis, precisamos garantir que as futuras gerações usufruam desses mesmos recursos.

Dessa forma, o Instituto Algar atua hoje em três dimensões: educacional, ambiental e cultural.

A nossa atuação educacional é focada na formação de alunos e educadores de escolas públicas das cidades onde atuamos. O Instituto Algar desenvolve quatro programas sociais (Programa Talentos de Futuro, Programa de Voluntariado, Programa Transforma, Escola da Inteligência e Conectados) com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e contribuir para o desenvolvimento humano, complementando o ensino formal, sem nunca substituir o papel do sistema educacional nem a figura do professor.

No Programa de Voluntariado, os associados do Grupo Algar são incentivados a participar de diversas atividades, presencialmente ou à distância, doando seu tempo, trabalho e talento em atividades orientadas pelo Instituto Algar. Essa é uma forma que os associados têm para contribuir com a melhoria da qualidade da educação e também com o entorno das nossas empresas.

Na atuação ambiental, o Instituto é responsável pelo Programa Algar Sustentável, mobilizando pessoas para a prática sustentável. Ele também consolida as ações das empresas, dando diretrizes para as práticas e processos. O foco do nosso programa é a governança climática, sendo que uma das nossas principais ações é o monitoramento e a proposição de ações para redução da emissão de gases de efeito estufa em nossas empresas. A condução é feita pelo Instituto Algar, porém a responsabilidade é de todos os associados das empresas. Temos um comitê de sustentabilidade em cada uma, que é liderado pelo líder sustentável, com foco em meio ambiente.

Já na dimensão cultural, o Instituto Algar é responsável pela gestão dos incentivos fiscais nas esferas municipal, estadual e federal, promovendo o patrocínio de projetos. Temos um comitê corporativo de incentivos fiscais que garante o melhor aproveitamento dos recursos oriundos do governo. Utilizamos praticamente 100% do potencial que o Grupo Algar possui.

Nosso fundador já acreditava e praticava a sustentabilidade. Ele dizia: “Nós trabalhamos para servir a comunidade”. Essa é uma visão sustentável. É uma visão de que o entorno precisa crescer junto com a empresa. Não podemos ter uma empresa próspera com um entorno que não cresce e não se desenvolve. Essa é a visão integrada de sustentabilidade. É quando a empresa integra no seu planejamento, no seu dia a dia, todas as partes interessadas que convivem para o crescimento e desenvolvimento.

Nossa Visão

“Contribuir para o desenvolvimento do ser humano, visando a sustentabilidade.”

Nossa Missão

“Educar, articular e mobilizar pessoas e organizações para a prática da sustentabilidade.”

Grupo Algar

Linha do Tempo

  • 2002

  • 2003

  • 2005

  • 2007

  • 2008

  • 2009

  • 2010

  • 2011

  • 2013

  • 2014

2002

2002

Os programas sociais voltados à comunidade já desenvolvidos pelo Grupo Algar – com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira – passam a ser operacionalizados pelo Instituto Algar, o órgão responsável por coordenar e dar as diretrizes de todas as ações educacionais, ambientais e culturais. Uma decisão que fortaleceu as empresas, além de permitir a identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade, sempre girando em torno de uma causa comum: a sustentabilidade.

2003

Instituto Algar funda o Programa de Voluntariado e a utilização de recursos das leis de incentivo.

2005

É adotado o critério orçamentário que define o rateio de porcentagem do lucro líquido projetado para o ano seguinte.

2007

2007

É criado o Conselho Consultivo.

2008

2008

O Instituto Algar recebe a titulação de OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

2009

2009

O Programa Ambiental passa a fazer parte dos projetos do Instituto Algar.

2010

2010

Implanta-se o inventário de gases de efeito estufa, cujos resultados estimulam ações que minimizem o impacto ambiental das atividades das empresas Algar. Neste ano, também é criado o Prêmio Alexandrino Garcia, com o objetivo de reconhecer e divulgar experiências educacionais curriculares bem sucedidas.

2011

2011

O Grupo Algar passa a adotar as diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI).

2013

2013

É criado o Comitê Corporativo de Cultura.

2014

2014

São consolidadas as frentes de atuação de sustentabilidade como diretriz estratégica.

projetos 102
voluntários 2.150
escolas 13
alunos 4.224
cidades 19

Números do Instituto Algar