Desde 1994, o Grupo Algar investe em programas sociais voltados à comunidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar, o órgão responsável por coordenar e dar as diretrizes de todas as ações educacionais, ambientais e culturais do Grupo Algar. A decisão de criar o Instituto Algar fortaleceu as empresas, além de permitir a identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade, sempre girando em torno de uma causa comum: a sustentabilidade.
O princípio da sustentabilidade é simples: acreditamos que, ao utilizarmos os recursos disponíveis, precisamos garantir que as futuras gerações usufruam desses mesmos recursos.
Dessa forma, o Instituto Algar atua hoje em três dimensões: educacional, ambiental e cultural.
A nossa atuação educacional é focada na formação de alunos e educadores de escolas públicas das cidades onde atuamos. O Instituto Algar desenvolve quatro programas sociais (Programa Talentos de Futuro, Programa de Voluntariado, Programa Transforma, Escola da Inteligência e Conectados) com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e contribuir para o desenvolvimento humano, complementando o ensino formal, sem nunca substituir o papel do sistema educacional nem a figura do professor.
No Programa de Voluntariado, os associados do Grupo Algar são incentivados a participar de diversas atividades, presencialmente ou à distância, doando seu tempo, trabalho e talento em atividades orientadas pelo Instituto Algar. Essa é uma forma que os associados têm para contribuir com a melhoria da qualidade da educação e também com o entorno das nossas empresas.
Na atuação ambiental, o Instituto é responsável pelo Programa Algar Sustentável, mobilizando pessoas para a prática sustentável. Ele também consolida as ações das empresas, dando diretrizes para as práticas e processos. O foco do nosso programa é a governança climática, sendo que uma das nossas principais ações é o monitoramento e a proposição de ações para redução da emissão de gases de efeito estufa em nossas empresas. A condução é feita pelo Instituto Algar, porém a responsabilidade é de todos os associados das empresas. Temos um comitê de sustentabilidade em cada uma, que é liderado pelo líder sustentável, com foco em meio ambiente.
Já na dimensão cultural, o Instituto Algar é responsável pela gestão dos incentivos fiscais nas esferas municipal, estadual e federal, promovendo o patrocínio de projetos. Temos um comitê corporativo de incentivos fiscais que garante o melhor aproveitamento dos recursos oriundos do governo. Utilizamos praticamente 100% do potencial que o Grupo Algar possui.
Nosso fundador já acreditava e praticava a sustentabilidade. Ele dizia: “Nós trabalhamos para servir a comunidade”. Essa é uma visão sustentável. É uma visão de que o entorno precisa crescer junto com a empresa. Não podemos ter uma empresa próspera com um entorno que não cresce e não se desenvolve. Essa é a visão integrada de sustentabilidade. É quando a empresa integra no seu planejamento, no seu dia a dia, todas as partes interessadas que convivem para o crescimento e desenvolvimento.
“Contribuir para o desenvolvimento do ser humano, visando a sustentabilidade.”
“Educar, articular e mobilizar pessoas e organizações para a prática da sustentabilidade.”
Os programas sociais voltados à comunidade já desenvolvidos pelo Grupo Algar – com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira – passam a ser operacionalizados pelo Instituto Algar, o órgão responsável por coordenar e dar as diretrizes de todas as ações educacionais, ambientais e culturais. Uma decisão que fortaleceu as empresas, além de permitir a identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade, sempre girando em torno de uma causa comum: a sustentabilidade.
É criado o Conselho Consultivo.
O Instituto Algar recebe a titulação de OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).
O Programa Ambiental passa a fazer parte dos projetos do Instituto Algar.
Implanta-se o inventário de gases de efeito estufa, cujos resultados estimulam ações que minimizem o impacto ambiental das atividades das empresas Algar. Neste ano, também é criado o Prêmio Alexandrino Garcia, com o objetivo de reconhecer e divulgar experiências educacionais curriculares bem sucedidas.
O Grupo Algar passa a adotar as diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI).
É criado o Comitê Corporativo de Cultura.
São consolidadas as frentes de atuação de sustentabilidade como diretriz estratégica.
projetos | 102 |
voluntários | 2.150 |
escolas | 13 |
alunos | 4.224 |
cidades | 19 |