Por dentro das últimas novidades do Talentos de Futuro

Educação

Compartilhar

Workshops 1º semestre

O primeiro semestre do Talentos de Futuro foi marcado por vários workshops abertos para a comunidade e realizados com a intenção de disseminar ainda mais conhecimento sobre temas que se relacionam com o programa e com a preparação para o mercado de trabalho.

Essa foi uma ação iniciada em 2022 e que se mantém nesse ano, pois reforçar a formação dos jovens e também expandir o Talentos de Futuro para além do público-alvo é muito relevante para nós.

Os workshops que aconteceram foram os seguintes:

– Abril: aconteceu no dia 28/04 com o tema Comunicação e foi conduzido pela equipe da Partilha. Ele contou com a presença de 112 participantes.

– Maio: aconteceu no dia 26/05 com o tema Como se preparar para processo seletivo e foi conduzido pelo voluntário Renato Batista, da Algar Telecom. Ele contou com a presença de 29 participantes.

– Junho: aconteceu no dia 26/05 com o tema Vamos refletir sobre dinheiro? e foi conduzido pela voluntária Maria Carolina Caminha Costa. Ele contou com a presença de 26 participantes.

– Julho: aconteceu no dia 28/07 com o tema Currículo e entrevista de sucesso: como vencer os desafios do processo seletivo e foi conduzido pela voluntária Alana de Oliveira Santos, da Algar Tech. Ele contou com a presença de 43 participantes.

Para o segundo semestre já temos a agenda fechada, fique ligado que em breve serão divulgadas aqui as próximas datas e temas.

Formaturas 1° Semestre

Com o encerramento do semestre também temos as formaturas das turmas diretas e indiretas, realizadas com jovens de 15 a 17 anos. Os participantes certificados de diversos lugares do Brasil tiveram seu momento de celebração e conclusão do programa.

Em Uberlândia tivemos a conclusão das turmas diretas que aconteceram com as organizações parceiras do Programa Transforma: ABC do Glória, Bem Estar, Estação Vida e Instituto de Formação Vamos Crescer. Dessas turmas tivemos 61 jovens certificados.

A jovem Liryane de Freitas Moura, certificada da turma Bem Estar nos conta do que achou da formatura:

“Achei a formatura um momento muito especial e legal onde eu pude celebrar com meus colegas e orientadores mais uma conquista minha. Além disso, foi um momento muito carinhoso pois a formatura reúne as famílias, trazendo à tona atos de apoio e amor!”

Além dessas, tivemos também a turma online com 16 jovens certificados e as turmas indiretas que aconteceram em parcerias com as Organizações Sociais: Semear e Cidade dos Meninos, ambas de Campinas – SP, que juntas certificaram mais 34 jovens.

Mais jovens terão essa mesma oportunidade ao final do segundo semestre e mais jovens poderão se desenvolver e ter sua transformada!

Mentoria

No ano de 2022 iniciamos o projeto de mentoria para os jovens Embaixadores do programa

Talentos de Futuro e foi um sucesso, um sucesso tão grande que o projeto continuou neste ano.

Este é um projeto no qual alguns jovens do Time de Embaixadores e alguns certificados foram selecionados para receber uma mentoria por voluntários do Grupo Algar. Atualmente, temos 19 jovens sendo mentorados por 19 voluntários que se dispuseram a realizar quatro reuniões online para apoiar os jovens em sua busca de desenvolvimento e planejamento de carreira.

Um dos voluntários contou que recebeu feedback de sua mentorada em cada um dos encontros e que ficou muito lisonjeado em estar contribuindo por meio da mentoria e afirmou estar sendo muito enriquecedor para ele também!

Já o mentorado Murilo Ferreira Borges disse: “Eu estou gostando muito! Conhecer meu mentor, receber dicas e feedbacks está sendo super importante, e foi um projeto que eu gostei bastante de estar participando. Abriu minha mente muitas vezes e ter alguém te ajudando em aspectos que muitas vezes você tá sozinho pensando foi muito bom! Eu gostei muito.”

Turma de Tecnologia – Talentos de Futuro TI

Em agosto deste ano teve início a turma do Talentos de Futuro com foco em Tecnologia, que visa preparar e encaminhar jovens para essa área específica do mercado de trabalho. A turma conta com atividades de foco comportamental e atividades técnicas que são realizadas em parceria com a Alura, acompanhada por tutores.

A turma conta com 50 participantes muito ativos e engajados com o próprio desenvolvimento profissional.