Por dentro das últimas notícias do Programa Talentos de Futuro

Educação

Compartilhar

talentos de futuro

Novas Organizações Sociais e novos multiplicadores

O Instituto Algar tem como valor transformar vidas ao promover o desenvolvimento de pessoas e o Talentos de Futuro é uma das frentes para essa transformação. A intenção é que cada vez mais novas pessoas possam ser alcançadas e novas vidas transformadas e para que isso aconteça é de extrema importância que novas parcerias sejam realizadas e fortalecidas.

Desde 2017 o programa trabalha com organizações que replicam a nossa metodologia com seus jovens e, no mês de agosto deste ano foi formalizada a parceria com 09 novas Organizações Sociais de diversos lugares do país.

Nossas novas parceiras são:

Associação dos Moradores dos Bairros Frutilândia I, II e Fulô do Mato Assú – RN
Associação Educacional Francisca Nubiana Da Silva Rio de Janeiro – RJ
Associação Escola Família Agrícola dos Cocais São João do Arraial – PI
Associação FAZ Alessandro Zarzur São Paulo – SP
Associação Mobilizando Amigos Pelo Amor – Mapear São José do Rio Pardo – SP
Associação Semente da Vida da Cidade de Deus Rio de Janeiro – RJ
Fundação Social Raimundo Fagner Orós – CE
Instituto Entre Irmãos Juiz de Fora – MG
SBA Girassol (Sociedade Beneficente Alemã) São Paulo – SP

Com as novas organizações agregando ao programa, tivemos também a formação inicial de multiplicadores, que prepara os educadores sociais para aplicação das atividades e da metodologia do Talentos de Futuro. Essa formação aconteceu nos dias 23, 24, 30/08 e 01/09 e contou com a participação de 24 multiplicadores das novas e antigas organizações já parceiras, de 11 Organizações Sociais, de 09 cidades.

Vale a pena destacar que há instituições que estão conosco há mais tempo e que seguem firmes no propósito de levar oportunidades de formação e desenvolvimento para jovens de todos os cantos. São elas:

Alvorada Associação de Amigos da Comunidade Jardim do Trevo – SP
Cidade dos Meninos – SP
Instituto Semear – SP
PROJETO GENTE NOVA – PROGEN – SP
STEPS –WimBelemDon – RS
União Cristã Feminina – SP
Instituto Embalando Sonhos – DF
Pequena Casa da Criança – RS
Instituto Povo do Mar – CE

A previsão é que o programa realize, por meio dessas parcerias, 13 turmas no segundo semestre de 2023, atendendo a cerca de 200 jovens.

O multiplicador Miguel da Associação dos Moradores dos Bairros Frutilândia I, II e Fulô do Mato Assú nos deu o seguinte depoimento: “Pra mim foi uma grande experiencia, como falei foi uma formação nova, sempre fiz formações presenciais e eu não acreditava muito em formações online, Grato e realizado”.

Novas turmas diretas no 2º semestre

Em agosto, iniciaram as novas turmas realizadas diretamente pelo Instituto Algar. São dias presenciais na cidade de Uberlândia e 01 online para o Brasil todo. Das turmas presenciais temos uma acontecendo na organização social parceira do Transforma, Bem Estar, localizada no bairro São Jorge e outra em parceria com ESAMC, na região central da cidade. Com essas turmas, temos cerca de 80 jovens participando e se preparando para o mercado de trabalho de forma técnica e comportamental.

A jovem Isabelly da turma da Esamc disse o seguinte sobre o programa: “Eu tenho gostado bastante do Talentos de Futuro, porque eu realmente sinto que eu deixo passar muitas coisas na hora que eu me comunico e lido com as pessoas (principalmente no sentido de não ter uma comunicação muito clara e explicar as coisas pela metade). E como o relacionamento com os outros é um fator essencial tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida pessoal, tem sido incrível poder apreender sobre como melhorá-lo. Além disso, conheci direitos que eu não sabia que um jovem aprendiz tem, o que é realmente importante, pois sabendo quais são os meus direitos eu posso cobrar que eles estejam realmente sendo garantidos”.

Com o início das turmas, fizemos também a reunião de pais e responsáveis com cada turma para poder explicar o funcionamento do programa e esclarecer todas as dúvidas. Tivemos cerca de 40 responsáveis presentes nas três reuniões.

A responsável Eliane nos deu o seguinte depoimento: “Fiquei muito contente com o cronograma e encantada com a preocupação da Algar em criar este Instituto para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Obrigada pela acolhida e parabéns pelo seu trabalho.”