Por dentro das novidades do Talentos de Futuro

Educação

Compartilhar

O que os multiplicadores do Talentos de Futuro nos contam?

É de extrema importância que o Talentos de Futuro cresça e chegue ao maior número de jovens possível e uma das formas dessa expansão acontecer é através das turmas indiretas que são conduzidas por educadores sociais que atuam como multiplicadores do programa em Organizações Sociais parceiras e que são formados pela equipe do programa.

Ao longo de 2022, formamos 20 multiplicadores de 12 Organizações Sociais de 6 cidades e 5 estados. Esses multiplicadores nos ajudaram a levar o Talentos de Futuro para suas cidades e respectivamente para seus atendidos, afirmando que o programa impacta muito na sociedade, “transformando a maneira de ver a sociedade para alguns jovens, através de mudança e conscientização, ajudando a internalizar a importância de estar constantemente em busca de conhecimento e de uma forma muito positiva com toda certeza”

Os multiplicadores também contaram que através das atividades do programa:

– Os jovens aprendem a ter postura junto à sociedade.
– O método que é aplicado, além de dar informações e ensinar, realmente prepara, incentiva e encoraja os jovens para serem protagonistas das suas vidas.
– É visível a mudança comportamental dos jovens após o ingresso no Programa que passam a ter mais cuidado quanto ao que e como agir, vestir e falar.
– Com mais esses relatos reafirmamos a proposta do Talentos de Futuro. A junção do olhar dos jovens atendidos com a comprovação analítica dos multiplicadores, faz com que confirmemos o propósito do programa: transformar vidas!


*Informações extraídas dos instrumentos de avaliação do programa utilizados ao longo de 2022

Novos Embaixadores em 2023

O time de Embaixadores existe desde 2021 e é composto por jovens certificados pelo Talentos de Futuro que mantiveram relação com o programa e que foram selecionados para apoiar o crescimento e evolução do programa.

Neste ano, tivemos mais uma seleção de novos jovens para se tornarem Embaixadores. O time continua crescendo e conta hoje com 26 jovens, sendo que 9 são novos no Time.

No dia 15/04 fizemos a primeira formação híbrida do Time, sendo que o tema de estudo foi planejamento e estruturação de objetivos, tendo como foco principal a estruturação dos grupos de trabalho do próprio Time.

A experiência da monitoria

Com o retorno das turmas presenciais em 2022, pudemos contar novamente com um monitor, um jovem certificado no Bem-Estar (Uberlândia) que depois de formado desempenhou a monitoria com uma turma na mesma instituição e pontualmente na instituição Missão Esperança. No segundo semestre de 2022, Fábio Moraes teve a experiência de apoiar, de observar, de escolher atividades e depois de um determinado período, pode até mesmo experimentar como é aplicar atividades do programa com outros jovens. Deu depoimentos, feedbacks, ajudou na construção de ideias e conceitos. Ao mesmo tempo em que usufruía do seu papel de monitor, também se desenvolvia. Hoje ele nos conta o seguinte sobre sua experiência:

“Quando me formei no Talentos de Futuro, confesso que fiquei um pouco triste por ter que me despedir de um projeto tão único, mas nesse mesmo dia recebi o convite de ser monitor. Para mim, ser monitor de uma turma foi algo completamente único, me ajudou a desenvolver mais ainda os seis tópicos do programa e ainda poder ver mais uma turma sendo formada, realmente foi algo bem emocionante. Ver o Talentos de Futuro deste outro ponto de vista foi algo que me fez valorizar muito mais o trabalho dos educadores, realmente não é fácil, mas mesmo assim eles conseguem. Sendo monitor, tive que passar uma postura um pouco mais séria, a estar preparado para ter respostas, o que de certa forma me ajudou muito a ser mais observador também, pois na hora da entrevista em um processo seletivo, mesmo não sabendo o que iria acontecer eu estava prestando atenção em tudo para ter pelo menos alguns segundos pra me preparar. Sentirei saudades de estar com o programa e sempre vou guardar o que aprendi com ele!” – Fabio Moraes, certificado da turma Bem Estar 1º semestre e monitor da turma Bem Estar 2º semestre no ano de 2022.

Fábio foi contratado e hoje, em função dos compromissos profissionais, não atua mais como monitor, no entanto a vontade e o vínculo com o programa é tanto que agora ele faz parte do nosso Time de Embaixadores.

fabio moraes talentos de futuro