Habilidades em alta exigidas no mercado de trabalho

Educação

Compartilhar

Entender quais são as habilidades em alta exigidas no mercado de trabalho é fundamental para quem está em busca de emprego, em transição de carreira ou mesmo em um momento de ascensão profissional.

Afinal, é importante diferenciar-se e, principalmente, desenvolver competências que são úteis para a execução de atividades.

As habilidades não dizem respeito apenas a conhecimentos técnicos, mas também a habilidades comportamentais.

Isso significa que é importante ir além das competências relacionadas ao uso de ferramentas: é necessário, para se destacar, contar com qualidades socioemocionais, que são cada vez mais importantes no ambiente de trabalho.

Por isso, é importante saber quais são as habilidades em alta exigidas no mercado de trabalho.

Isso permite que o currículo seja mais completo e, também, que qualquer pessoa consiga conquistar uma vaga.

Além disso, essas habilidades ajudam não apenas a manter um emprego, como também na ascensão profissional.

É importante lembrar que essas competências também serão essenciais no cenário pós-pandemia.

Além disso, o trabalho remoto também demandou habilidades socioemocionais que ajudam a lidar com questões como a distância física e o home office.

Quais são as habilidades em alta exigidas no mercado de trabalho?

Vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, segundo o conceito de Mundo VUCA.

Termo criado na década de 90, ele explica um contexto de constante transformação social nos mais diferentes aspectos.

Não seria diferente no mercado de trabalho, uma vez que as mudanças se intensificaram durante a pandemia.

Para lidar com a volatilidade das mudanças, é necessário possuir um conjunto de habilidades, competências e conhecimentos de caráter técnico e também comportamental e emocional.

As soft skills e hard skills são requisitos hoje em dia.

Enquanto o primeiro grupo se refere a aspectos de inteligência emocional, atitudes e comportamentos, o segundo grupo diz respeito às habilidades comprovadas com certificações, testes e diplomas.

Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), as habilidades que estão em alta até 2025 são:

  • Pensamento analítico e inovação;
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
  • Resolução de problemas complexos;
  • Pensamento analítico e crítico;
  • Criatividade, originalidade e iniciativa;
  • Liderança e influência;
  • Uso, monitoramento e controle de tecnologias;
  • Programação;
  • Resiliência, tolerância e flexibilidade;
  • Raciocínio lógico e solução de problemas.

Além de conhecimentos técnicos, são consideradas importantes principalmente habilidades comportamentais e relacionadas às atitudes.

Logo, além de procurar cursos para desenvolver competências relacionadas a ferramentas, é importante participar de dinâmicas que tragam aprendizados sociais.

Isso é ainda mais importante para o público jovem, que terá diante de si um cenário volátil no qual essas habilidades serão cada vez mais exigidas.

Habilidades no programa Talentos de Futuro

Além de habilidades técnicas, é preciso desenvolver competências que permitam o autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e comportamental de quem deseja integrar e crescer no mercado de trabalho.

Essa é uma das missões do programa Talentos de Futuro, do Instituto Algar, que oferece 60 horas de formação para jovens por meio de atividades reflexivas e práticas.

Dessa forma, eles podem impactar positivamente suas famílias, comunidades, empresas e a sociedade, sem contar na transformação pessoal que o desenvolvimento de habilidades sociocomportamentais traz.

Afinal, a educação tem potencial transformador.

Habilidades como trabalho em equipe, ética, comunicação, atitude e outras soft skills são aliadas importantes para o crescimento profissional que são abordadas no programa.

Além das formações presenciais antes da pandemia, o Talentos de Futuro criou atividades totalmente digitais, desenvolvidas de forma assíncrona e também ao vivo para jovens de diferentes localidades.

Em 2021, o Programa também incluiu alguns conteúdos técnicos, como por exemplo, português e matemática básica.

Com isso, jovens de 15 a 17 anos de todo o país podem aprimorar e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais que o ajudarão na vida e no mercado de trabalho.

Depois de entender quais são as habilidades em alta exigidas no mercado de trabalho e como elas estão presentes no programa Talentos do Futuro, continue a saber mais sobre o Instituto Algar.

Navegue por outros assuntos abordados em nosso site.