Blog

A importância da educação para o desenvolvimento social

A educação tem grande potencial transformador quando pensamos sob a perspectiva de desenvolvimento social. A informação e o conhecimento que uma pessoa recebe ao longo da vida podem fazer a diferença e, dessa forma, mudar estatísticas e realidades.

Não é à toa que o estudo é tão valorizado quando pensamos em mudanças de paradigmas. É por meio do estudo que muitas pessoas obtêm ascensão social e superam desigualdades. Além disso, uma educação de qualidade muda não apenas a realidade de um indivíduo, mas também de sua família, de seu círculo social e, por fim, de um país inteiro.

Vamos falar mais sobre como a educação é importante para o desenvolvimento social ao longo da vida?

O impacto da educação na vida de uma pessoa

Antes mesmo de nascer, uma pessoa já pode ser impactada positivamente pela educação. Dados da UNESCO indicam, por exemplo, que uma criança com uma mãe que sabe ler terá 50% mais chances de sobreviver após os 5 anos de idade, pois a educação permite conhecer hábitos saudáveis, prevenção de doenças e respeito ao calendário de vacinações. Isso mostra como a alfabetização é essencial para uma sociedade.

Além disso, a educação desde cedo permite que a criança se desenvolva mais, aprendendo mais sobre disciplinas, mas também sobre como ter pensamento crítico e como aumentar a sua capacidade cognitiva para responder aos desafios do mundo. Uma boa educação em casa, na escola e em outros espaços faz com que a criança se torne um jovem com senso crítico, que sabe quais são seus direitos e deveres e que tem mais habilidades para lidar com as mais diversas situações que podem se apresentar em sua vida.

Por fim, ao atingir a vida adulta, a educação também faz diferença no desenvolvimento de uma pessoa. Relatório da OCDE indica que “no Brasil, em 2015, pessoas de 25 a 64 anos com diploma de ensino superior com renda de emprego em tempo integral ganhavam 144% a mais do que trabalhadores em tempo integral, com apenas ensino médio concluído”, indica a organização.

Dessa forma, é possível imaginar como a educação pode fazer diferença para o desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa. Além disso, ela ainda é fundamental para trazer desenvolvimento social.

A influência no desenvolvimento social

A UNESCO aponta que, para cada ano adicional de escolaridade, a média anual do PIB de um país pode aumentar em 0,37%. Esse é um exemplo de como a educação contribui para mais desenvolvimento social, afinal estamos falando de mais escolaridade da população aumentando diretamente a riqueza do país.

Porém, a educação traz muitos impactos positivos que vão além do ponto de vista financeiro e econômico. Uma população com mais educação também sabe seus direitos e deveres, sabe pensar de forma crítica e reivindicar melhorias sociais. Logo, tem mais condições de transformar a sua própria realidade, pensando no bem comum.

Uma sociedade na qual os seus integrantes têm acesso restrito à educação tende a ser mais desigual, a ter mais conflitos entre si e a sofrer uma série de problemas decorrentes da falta de escolaridade, acesso à cultura e esporte, entre outros.

Talentos do Futuro e o desenvolvimento social

Por acreditar em ações que promovam o desenvolvimento social e pessoal e o complemento ao ensino regular, o Instituto Algar possui o programa Talentos do Futuro, que é totalmente voltado ao âmbito educacional e profissional.

O programa Talentos do Futuro tem como objetivo contribuir com a formação e desenvolvimento de jovens em aspectos de competências e habilidades com foco no mercado de trabalho. A metodologia envolve atividades dinâmicas de caráter prático e reflexivo sobre temas como: trabalho em equipe, ética, comunicação, atitude, negociação e inovação.

Dessa forma, eles terão mais chances de inserção e permanência no mercado de trabalho e, após a conclusão das atividades, serão encaminhados para vagas disponíveis em parceiros institucionais.  A educação também é muito importante para preparar as pessoas para as mudanças do mundo. Por isso, conheça o que é Mundo VUCA e como o Talentos do Futuro prepara jovens para ele!