Como começar uma ação social

Educação

Compartilhar

Ações sociais são ferramentas importantes para a transformação de vidas por meio de diferentes atividades que podem ser propostas por qualquer pessoa. Para fazer isso, é necessário entender o real motivo da criação da ação e, principalmente, ter organização e comprometimento para estruturar e implantar a ideia.

Muitas vezes, é difícil dar o primeiro passo e, assim, muitas ideias de ações sociais não saem do papel. Porém, quantas pessoas estão deixando de ser ajudadas devido a ausência de ações sociais que poderiam transformar realidades por meio de diferentes atividades? Um projeto desse tipo pode mudar trajetórias de vida e quanto antes ele for iniciado, melhor.

Não é necessário ter receio em dar o primeiro passo, especialmente depois de seguir algumas dicas que ajudam na criação e desenvolvimento de ações sociais. Eles contribuem para a transformação e inclusão social de uma forma inimaginável, por isso é importante saber como criar o seu.

O que é uma ação social?

São ações organizadas e estruturadas que têm como objetivo mudar realidades. Por meio de atuações em causas específicas, é feita uma intervenção para transformar vidas ou o ambiente em que cada ação social está.

As Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e os Institutos e Fundações Empresariais são algumas das entidades que podem criar ações sociais para mudar a realidade de comunidades. Porém, qualquer pessoa consegue criar uma ação social, que pode ter caráter temporário ou permanente.

É possível ainda pensar em ações pontuais relacionadas a datas e eventos, ou criar uma ação que aconteça de maneira sazonal ou o ano inteiro. Tudo depende do problema a ser resolvido, da capacidade de articulação e execução da ação, além de outros fatores importantes para o seu sucesso.

A união entre pessoas, empresas, entidades governamentais e outros integrantes da sociedade, muitas vezes, é o que permite a realização da ação social. Com isso, é possível promover mais justiça social.

Atividades como mutirões, programas de voluntariado, arrecadações e doações, oficinas educativas, gincanas, campanhas de financiamento e similares são exemplos de ações que podem fazer parte de ações sociais.

Por que ações sociais são importantes?

Uma ação social é importante por diversos fatores:

  • As iniciativas podem influenciar positivamente a trajetória de vida das pessoas auxiliadas pelos projetos;
  • É possível atuar em causas importantes, que necessitam do envolvimento de diferentes agentes;
  • As ações permitem a integração da sociedade civil, empresas privadas e entidades públicas em torno de um objetivo comum;
  • As ações sociais também podem promover mudanças de maneira mais rápida do que a implantação de iniciativas públicas;
  • Quem atua com ações sociais pode desenvolver habilidades como organização, senso de responsabilidade, liderança, trabalho em equipe e muitas outras, o que é importante para crescimento pessoal e profissional.

Dicas fundamentais para criar uma ação social

  1. Pense nos problemas que a ação social pode resolver

Avalie o local no qual você pretende executar a ação, quais causas ele atende, qual grupo social ele ajudará e quais as dores a proposta quer resolver. Isso ajuda a criar uma ação que esteja conectado à realidade, o que aumenta as chances de apoio e engajamento por parte de quem se envolver com ele.

  1. Elabore um bom planejamento

Antes da ação social ir à rua, é importante estruturar o objetivo, público atendido, qual a estrutura necessária para acontecer e cronograma de atividades, por exemplo. Também é fundamental elencar metas para a ação, para que seja possível eleger as etapas que devem ser cumpridas para alcançar o objetivo da ação.

  1. Pense em formas de arrecadação de recursos

Financiamento coletivo, inscrição em editais, obtenção de incentivos fiscais e outras formas de arrecadação de recursos fazem a diferença para a implantação de uma ação social. Eles podem ser financeiros ou não. 

Se a ação social envolve mutirões de reforma de locais, conseguir doação de materiais de construção é uma forma de arrecadar recursos, por exemplo.

Por fim, depois de entender quais dores a ação social resolve, elencar as etapas necessárias para sua execução e de angariar recursos para que ele aconteça, é hora de colocar a mão na massa. Realizar parcerias com empresas ou entes públicos é uma forma de conseguir pessoas para ajudarem você na ação, principalmente por meio do voluntariado.

O Instituto Algar acredita no poder de transformação das ações  sociais e, por isso, apoia uma série de iniciativas em áreas como esporte, voluntariado, cultura, educação e muitas outras. É possível enviar sua ação para nós e, dessa maneira, obter incentivos fiscais para que a ideia seja realizada. Acesse o site do Instituto Algar e saiba mais!