Desafios da Defasagem Escolar e a importância das Aulas de Reforço no Contraturno 

Educação

Compartilhar

Os desafios enfrentados pela educação nos últimos anos têm, cada vez mais, sustentado um problema de longa data na vida de crianças e adolescentes de todo o país: a defasagem escolar.

Dados da pesquisa TIC Educação 2021 mostram que, para 93% dos professores ouvidos, a defasagem na aprendizagem é o problema mais urgente deixado pela pandemia, cenário que afastou os alunos e ampliou as barreiras de acesso à alfabetização.

Complementar a esse cenário, um estudo da Alicerce Educação mostra que, em função da pandemia, os estudantes brasileiros apresentaram até 4 anos de prejuízos na educação.

Cada vez mais, é preciso encontrar soluções eficazes para combater esse problema e garantir um futuro educacional promissor para as atuais e próximas gerações.

A defasagem escolar e seus desafios

A defasagem escolar é um fenômeno preocupante em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Em linhas gerais, ela ocorre quando os alunos não conseguem alcançar o nível de habilidades esperado para sua série ou idade.

As causas desse problema são diversas, incluindo a falta de acesso a recursos educacionais adequados, lacunas no ensino, desafios na formação de professores, longa distância entre casa e escola, dificuldades financeiras, trabalho infantil e, mais recentemente, os desafios da transição para o ensino online durante a pandemia.

A importância das aulas de reforço no contraturno

As aulas de reforço no contraturno escolar se consolidam, cada vez mais, como uma solução eficaz e acessível para combater a defasagem escolar. Esses pontos de contato com as crianças e adolescentes oferecem um ambiente de aprendizagem adicional, onde os alunos são protagonistas da sua jornada e podem receber suporte personalizado para superar suas dificuldades educacionais em disciplinas como a língua portuguesa, matemática e temas transversais.

Por mais que a prática esteja em evidência e apresente crescimento nos últimos anos, ainda há um longo caminho pela frente.

Uma pesquisa do Datafolha repercutida no portal Educa Mais Brasil mostra que apenas 39% dos estudantes têm acesso a essas aulas. Na região sul, por exemplo, o percentual é de 53%, enquanto no Nordeste chega apenas a 28%. Essa diferença também é notável ao analisarmos o cenário socioeconômico dos bairros onde as escolas se localizam.

Em geral, boas aulas de reforço no contraturno escolar fortalecem as bases educacionais, contribuem com o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes e combate, direta e indiretamente, a evasão escolar. É complemento para um aprendizado positivo, encorajador e íntegro emocionalmente.

Oficinas de reforço escolar no Instituto Algar

Por meio do Programa Transforma, o Instituto Algar firma parceria com Organizações Sociais e oferece aulas de reforço escolar a crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

Dentro dessas agendas, levamos metodologias ativas e inovadoras que ajudam os alunos a fixarem melhor os conteúdos de português e matemática aprendidos na escola, além de desenvolverem suas habilidades socioemocionais e conhecimentos socioculturais. O principal objetivo é reverter a defasagem e combater a evasão escolar que ameaça o futuro dos pequenos.

Com um acompanhamento próximo e acolhedor, as oficinas de reforço escolar oportunizam um pensamento crítico às crianças e contribuem com a sua autoconfiança e maturidade emocional para conquistar os objetivos.

Saiba mais sobre o Programa Transforma e as oportunidades oferecidas em rede.