Como a comunicação assertiva pode ser um diferencial na vida pessoal e profissional

Educação

Compartilhar

Somos seres sociais, fomos feitos para viver em grupo, em sociedade, estar em contato com o outro e por isso aprendemos desde cedo a nos comunicar. A comunicação assertiva é a chave do mundo, é o que nos aproxima e nos coloca em contato com o outro.

Existem diversas formas de nos comunicar que vão além da fala. Temos a escrita, a música, expressão corporal, a arte como um todo e etc., mas o que é universal na comunicação, é que a forma como a usamos interfere diretamente nas nossas relações como um todo, pois toda ação gera uma reação.

A comunicação pode se dar de três maneiras, sendo elas a comunicação passiva, a agressiva e a assertiva. Para entender a diferença entre elas, clique aqui e assista ao vídeo sobre as diferenças dos estilos de comunicação.

Utilize a comunicação assertiva no seu dia a dia!

Sabemos agora que ser assertivo na nossa comunicação é forma mais adequada, pois ela dá equilíbrio em nossa ação. Através de uma comunicação assertiva conseguimos defender nossa opinião sem ofender o outro, conseguimos mediar conflitos sem desmerecer o sofrimento alheio, conseguimos dar um feedback afetivo e verdadeiro, conseguimos apresentar um bom trabalho na escola e faculdade, entre outros.

Há diversos outros exemplos de comunicação assertiva que poderíamos mostrar, mas a intenção aqui é proporcionar um conhecimento básico para que você possa agora avaliar como está a sua comunicação em seu dia-a-dia. Seja assertivo e conquiste o mundo!

Deseja ler mais conteúdos como este? Confira os artigos sobre educação no nosso blog e não deixe de conhecer o Programa Talentos de Futuro, um dos programas sociais desenvolvidos pelo Instituto Algar, que possui o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais de jovens alunos do ensino médio, com foco no mercado de trabalho!