Alunos do Talentos de Futuro contam suas experiências

Educação

Compartilhar

No Programa Talentos de Futuro foi proposta uma atividade que tira os alunos da sala de aula e os leva para além dos muros da escola ou da instituição onde realizam as formações. Ela teve como objetivo colocar os conteúdos trabalhados no programa na prática e, por isso, os jovens “põem a mão na massa”.

Como foi a atividade no Talentos de Futuro

Divididos em grupos, eles escolheram uma instituição para receber uma ação que colabore com as questões e os desafios dela. Então, eles planejaram, executaram e avaliaram essa ação, partindo dos temas como Atitude, Ética, Comunicação, Negociação, Trabalho em Equipe e Inovação.

As iniciativas são diversas, pois surgem de desejos e incômodos dos jovens. Desde 2016 várias instituições têm sido beneficiadas desta atividade que, além de contribuir com a formação dos jovens, ajuda o próximo em uma atitude ativa de transformação.

Veja o que dois jovens contam sobre essa experiência…

“Primeiramente, vi que cada detalhe deve ser pensado e planejado para se ter um bom resultado. Que é preciso ser estratégico para colher bons frutos, quando se deseja plantar. Que devo dar minha opinião para a minha equipe, pois em um grupo, você é uma parte que, com outras, juntas, fazem uma só forma, às vezes diferente e às vezes muito diferente.”
José Nilo Cardoso de Oliveira

“Tive o prazer de fazer um projeto social no qual foi dar alimento e roupas para pessoas em situação de rua. Com esse projeto realizado, aprendi a ter mais cooperação, participação, trabalho em equipe e mais empatia.
Esse projeto fez com que eu me colocasse no lugar daquelas pessoas que não têm a mesma condição que nós temos. Cada pessoa que tive oportunidade ajudar me ensinou que não importa se é morador de rua ou não, se é pobre ou rico, o que realmente importa é que todos somos humanos e é a humanidade que nos faz ser o que somos. Me ensinou que somos todos iguais por dentro, mesmo sendo tão diferentes por fora”.
Giovanna Rosa Ferraz

Saiba mais sobre o Talentos de Futuro do Instituto Algar