Blog

Por que usar o LinkedIn para iniciar no mercado de trabalho

Não é novidade que a tecnologia facilita, e muito, a vida das pessoas, não é mesmo? A internet está presente em vários momentos e é um instrumento importante na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Sempre fomos ensinados que a forma mais correta e fácil de buscar e conseguir um emprego, é por meio da distribuição de currículo, e esta ideia não está completamente errada, mas, atualmente, existem formas mais tecnológicas e assertivas de se buscar ofertas de emprego.

Uma delas é o LinkedIn, uma rede social para profissionais, essencial para quem busca fazer contatos e encontrar oportunidades de carreira.

Neste artigo, vamos contar a importância de estar presente no LinkedIn e trazer algumas dicas para usar o perfil na rede a seu favor na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Leia também: Dicas para encontrar o primeiro emprego durante a pandemia

Por que é relevante criar um perfil do LinkedIn para iniciar no mercado de trabalho?

O LinkedIn existe há quase 15 anos e é considerado a maior rede profissional do mundo, contando mais de 500 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, onde cerca de 29 milhões são brasileiros.

Assim como nas redes sociais Facebook e Instagram, o LinkedIn permite criar um perfil próprio, porém seu foco é totalmente voltado para o mercado de trabalho. Nele, você pode montar um currículo virtual online, com nível de escolaridade, trabalhos anteriores, habilidades desenvolvidas e, até mesmo, alguns projetos e certificados acumulados durante a carreira.

Além disso, você também pode se conectar com empresas e pessoas relacionadas ao seu círculo profissional e se inteirar das oportunidades relevantes para a sua carreira.

Confira as oportunidades que um perfil no LinkedIn pode oferecer:

Ter mais visibilidade

A presença digital pode atrair, ainda mais, o interesse dos empregadores, por isso é importante estar presente nessa rede social da maneira correta. Não basta criar um perfil no LinkedIn, é preciso apresentar informações reais, que mostrem as suas habilidades, experiências e qualificações com clareza.

A transparência e a honestidade são fatores muito relevantes no mercado de trabalho, portanto, foque nas suas experiências reais e mantenha seu perfil ativo na rede para ter mais visibilidade.

Ficar informado sobre as oportunidades de emprego

Estar com o perfil atualizado é um ponto positivo, mas é somente o começo de uma longa caminhada para aproveitar as vantagens oferecidas por essa mídia social.

Um dos grandes benefícios de LinkedIn é receber ofertas de emprego em primeira mão, relacionadas ao seu interesse profissional, na região onde vive. Essas informações nem sempre são publicadas em outras redes sociais ou em veículos de comunicação.

Receber uma oportunidade de estágio ou emprego antes de alguns concorrentes, é uma vantagem que merece ser considerada e aproveitada.

Fazer networking com estudantes e profissionais

O LinkedIn é bem mais amplo do que um site de empregos na internet, pois ele permite acompanhar as principais tendências do mercado de trabalho e da área de atuação desejada.

Profissionais de renome em diversas áreas publicam artigos na rede social, para apresentar a opinião sobre aspectos importantes em uma determinada carreira. Acompanhar essas publicações vai ajudar você a observar o que pode ser aprimorado, de modo a elevar seu nível de empregabilidade.

O perfil do LinkedIn também permite participar de grupos de discussão, nos quais é possível ter um contato mais próximo com estudantes e profissionais que reúnem anos de experiência no mercado de trabalho.

As maneiras mais assertivas de se usar o LinkedIn para iniciar no mercado de trabalho são:

● Tenha um perfil atrativo, com fotos de perfil e capa que condizem com a área de atuação que você segue ou deseja seguir;

● Cuidado com o resumo, pois ele deve conter de forma sucinta e adequada o que você já fez, quais são suas experiências e o que ainda deseja fazer;

● No campo “Sobre”, você deve colocar todas as experiências que já adquiriu até o momento, inclusive as práticas voluntárias e acadêmicas;

● Faça boas conexões, e seja ativo na sua rede para que ela se torne mais visível;

● Por fim e o mais importante, preencha todas as suas informações até adquirir o Perfil Campeão, pois este perfil completo facilita a ligação de perfis e vagas.

No vídeo abaixo, você encontra mais algumas dicas para criar um bom perfil no LinkedIn:

Com todas essas dicas e um perfil adequado no LinkedIn, você estará mais atualizado e bem-informado para as possibilidades de desenvolvimento profissional.

Agora que falamos sobre primeiro emprego durante a pandemia, conheça o Programa Talentos de Futuro do Instituto Algar, que auxilia na formação e desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho!