Voluntariado: essa prática pode mudar a sua equipe.

Voluntariado

Compartilhar

voluntariado é toda atividade não remunerada na qual alguém realiza ações para ajudar uma organização sem fins lucrativos ou pessoas. Para as Nações Unidas, toda pessoa que, por interesse pessoal ou espírito cívico, dedica tempo a diversas atividades não remuneradas está realizando um trabalho voluntário.

Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto na comunidade. Isso porque, quando esse trabalho é realizado, as conexões criadas de pessoas ou empresas com a comunidade torna o ambiente em que ambos estão inseridos melhor.

Afinal, dedicar tempo e esforço para realizar um trabalho voluntário contribui nas relações interpessoais, aumenta a rede de contatos e melhora suas habilidades sociais. Você reconhece todos os benefícios do voluntariado para a sociedade, pessoas e empresas? Continue conosco e descubra todos eles!

Os benefícios do trabalho voluntário para as pessoas e a sociedade


Projeto de voluntariado do Instituto Algar em escolas públicas.

O voluntariado é o trabalho no qual as pessoas contribuem com ações para melhorar a sociedade. Dentre os principais benefícios do trabalho voluntário está a possibilidade de fazer novos amigos, expandir sua rede de contatos e melhorar as habilidades sociais.

Mas ele vai muito além. Voluntariar-se pode reduzir o estresse, combater a depressão, mantê-lo mentalmente estimulado e proporcionar um senso de propósito. Dessa forma, estar envolvido em ações que você considera significativas e interessantes, pode ser uma maneira de relaxar e energizar a sua rotina diária de trabalho, estudos ou compromissos familiares.

Além disso, o voluntariado é visto como uma forma de capital social. Ou seja, promove a inclusão, auxilia grupos marginalizados e aumenta a sua participação cívica, construindo um ambiente novo e com pensamento comunitário.

O voluntariado empresarial

De acordo com a pesquisa Outras Formas de Trabalho, realizada pelo IBGE, o trabalho voluntário no Brasil cresceu 12,9%, entre os anos de 2016 e 2017. Um dos fatores dessa evolução é o fato de que, segundo a Secretária Executiva do Consejo Latinoamericano de Voluntariado Empresarial, o Brasil é um dos países com maior participação no voluntariado empresarial.

Isso porque cada vez mais as empresas reconhecem a importância do envolvimento e da participação na sociedade. Não somente como benefício para a empresa, mas de igual forma para seus funcionários.

Além de contribuir para a comunidade, com conhecimentos e recursos, é bom para o colaborador, que amplia sua visão de mundo, torna-se mais empático e desenvolve habilidades sociais, e para a empresa que conquista uma boa reputação na comunidade e motiva sua equipe.

Os benefícios do voluntariado empresarial

Encontro de Voluntários 2018, do Instituto Algar.

As organizações voluntárias desempenham um papel fundamental na criação das condições em que a economia pode florescer, investindo nas pessoas por meio da formação, aumentando as competências e melhorando a empregabilidade das pessoas à margem do mercado de trabalho, por exemplo.

A cooperação entre empresas, comunidades e pessoas, deu às empresas voluntárias forte poder para afetar a sociedade como um todo:

  • Contribui para a economia global, visto que ajuda a construir uma comunidade mais coesa, segura e forte, aumentando a rede social entre comunidades e vizinhança;
  • Promove as pessoas a serem mais ativas no engajamento cívico e preocupadas com a cidadania;
  • Contribui para elevar o desempenho educacional dos jovens, impulsionando o desenvolvimento sustentável, resolvendo problemas ambientais e respondendo às mudanças climáticas, entre outros fatores.

O Programa de Voluntariado no Instituto Algar


Programa de Voluntariado do Instituto Algar em escolas da rede pública.

Hoje, o Instituto Algar serve à comunidade por meio de 5 projetos ativos e 2150 voluntários. São eles: VoluntariadoTalentos de FuturoTransformaEscola da InteligênciaConectados e também tem os projetos de incentivos fiscais

O programa de Voluntariado, especificamente, realiza ações continuas e pontuais. As continuas são os clubes da Correspondência, Leitura, Cidadania e Meio Ambiente, Mídias e Matemática. As ações pontuais  são campanhas de doações, visita a asilos, creches e mais.

Conheça um pouco sobre elas:

  • Clube de Correspondência: que visa estimular a escrita por meio da troca de cartas entre os alunos e os voluntários, estimulando-os a se conhecerem pessoalmente.
  • Clube de Leitura: com o objetivo de estimular novas oportunidades de leituras aos alunos de escola pública, formando leitores autônomos e que tenham prazer em ler.
  • Clube de Mídias: colocando os alunos em contato com com a realidade e o mundo este projeto tem como objetivo despertar a curiosidade para imagens, fatos, notícias e possibilidades de interação.
  • Clube do Meio Ambiente: de maneira divertida e informativa, o objetivo deste projeto é envolver os alunos em temas relacionados a um país verdadeiramente sustentável.
  • Clube da Cidadania: com uma série de atividades lúdicas, o clube da cidadania desenvolve a participação cidadã das crianças e pré-adolescentes na sociedade, direitos e deveres, voltados principalmente para os objetivos do milênio e os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU.

Veja o que o Dr Luiz, Presidente de Honra do Conselho do grupo Algar, tem a falar sobre o voluntariado:

A participação de pessoas e empresas no voluntariado é um dos fatores que colaboram para a construção de uma sociedade saudável e colaborativa. Conheça mais sobre os Programas de Voluntariados do Instituto Algar e veja como diversas empresas estão impactando diversas comunidades.