Saiba como preparar as crianças para a volta às aulas

Educação

Compartilhar

O período de férias escolares está chegando ao fim, e agora é o momento de começar a se preparar para a volta da antiga rotina. Essa readaptação pode parecer difícil, por isso,  trouxemos algumas dicas para ajudar a preparar os pequenos para a volta às aulas. Vamos conferir?

Por onde começar?

A compra do material escolar, horários, uniforme… Muitos pontos para se preocupar com a volta às aulas, não é mesmo? Mas, fique tranquilo! Com calma e organização, é possível cuidar de tudo antes mesmo do início das aulas.

Lista de material escolar para a volta às aulas

O primeiro pensamento que vem à mente quando falamos na volta às aulas, é a lista de materiais. Tão temida por muitos pais, a compra dos materiais pode se tornar um momento divertido entre família, a começar pela escolha do tema ou cor específica, de acordo com o gosto da criança.

Por isso, pesquise com antecedência todos os itens da lista, comparando preços e qualidade, para evitar longas filas e preços exorbitantes. Reserve um dia inteiro para isso, caso seja necessário, e resolva tudo sem estresse.

Atenção com os horários

Outro ponto que chama bastante atenção é em relação aos horários, pois no período férias e descanso onde as crianças têm horários mais livres, se adaptar à nova rotina pode ser um pouco estressante.

Então, algumas pequenas ações podem ser realizadas dias antes. Um exemplo disso, é ir adiantando o horário de dormir em 15 minutos a cada dia, para que o retorno de volta às aulas seja menos impactante.

Mostre os pontos positivos da volta às aulas

Algumas crianças sentem muito neste período de volta às aulas, chegando até a passar mal com todo o estresse que os primeiros dias geram.

Então, vá falando para ela os pontos positivos em voltar à escola: rever os coleguinhas de turma, os professores, as brincadeiras e claro, a chance de aprender muito. Por isso, demonstre segurança e responda aos questionamentos dos pequenos!

Uma dica para que este momento fique mais tranquilo, é montar um calendário de contagem regressiva, e todos os dias, vocês marcam juntos a passagem do tempo até chegar a volta às aulas.

Envolvimento nos preparativos

Outro ponto fundamental para se trabalhar com a criança é envolvê-la nos preparativos da volta às aulas!

Uma ótima forma de entreter o pequeno é chamá-lo para a compra dos materiais e depois para ajudar na organização: etiquetar cada item, guardar no estojo, na mochila… Deixe a criança viver este momento de ansiedade para a volta às aulas!

Educadores: é hora de voltar a rotina

Isso mesmo! A volta às aulas não é apenas para as crianças: os educadores também precisam se adaptar ao retorno escolar.

Afinal, durante o período escolar, está com ele a responsabilidade em guiar os alunos e ensiná-los a serem melhores.

Para auxiliar neste início de ano letivo, é possível fazer algumas ações envolvendo não só as crianças, mas os pais também, como criar uma carta de boas-vindas para a classe e para os pais, se colocando à disposição para resolver quaisquer problemas.

Portanto, Alimentar esta aproximação entre pais e alunos da escola também torna o desenvolvimento da criança ainda mais rico, pois mostra o comprometimento de todos com a educação.

Esta reta final de férias escolares é tão importante quanto a volta às aulas, e com organização e otimização do tempo, é possível aproveitar ao máximo os últimos dias de folga. Aproveite para conferir o nosso blog e se engajar com conteúdos incríveis sobre educação e cultura!