Quando a bola rola, vidas mudam: o esporte como caminho de desenvolvimento de jovens
O esporte é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento integral de jovens. A prática proporciona impactos na saúde física, benefícios emocionais e sociais, transformando o futuro daqueles que aderem às modalidades esportivas. Com o apoio do Instituto Algar, centenas de jovens em vulnerabilidade social de Uberlândia (MG) têm mudado a sua história por meio do esporte, no projeto “Uberlândia Futsal”. A iniciativa é uma das oficinas do Programa Transforma, viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.
Ao longo de 2025, sete organizações sociais parceiras estão recebendo as atividades do “Uberlândia Futsal”. São elas: Instituto de Formação Vamos Crescer – IFVC; CEU Shopping Park; Centro Educacional Euripedes Barsanulfo; Lar Espírita Maria Lobato de Freitas; Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis; ADVEM – Associação Desenvolvendo Vida e Missão e Ação Moradia.

Com esse alcance, mais de 800 crianças são beneficiadas participando de atividades como: iniciação ao futsal, torneios internos, palestras, gincanas e disputas de campeonato. Com essa oportunidade, muitas histórias têm sido transformadas e isso orgulha quem é responsável pelo projeto, como comenta a coordenadora, Flávia Martins. “Ver as crianças abraçando com paixão a oportunidade de praticar o esporte, nos enche de orgulho. Quando chegamos em uma organização, os jovens fazem a festa, sempre felizes em saber que participarão de aulas de futsal. Para muitas das crianças participantes, a hora do futsal é hora de desligar de algumas realidades tristes que vivem no dia a dia”, contou Flávia.
A importância do esporte para o desenvolvimento de jovens
Crianças e adolescentes que têm o esporte como atividade colhem bons frutos dessa escolha. Isso porque a prática regular do futsal e outras modalidades esportivas geram importantes impactos nesta fase de desenvolvimento, contribuindo para habilidades sociais, desenvolvimento emocional e físico, entre outras vantagens que você confere de forma mais detalhada a seguir:
- Desenvolvimento físico: melhora a aptidão física, coordenação motora, força e o condicionamento cardiovascular.
 - Desenvolvimento social: esportes de equipe, como é o caso do futsal, promove habilidades de comunicação e cooperação.
 - Desenvolvimento emocional: esportes favorecem a autoestima, resiliência e bem-estar emocional.
 - Desenvolvimento de competências para a vida: disciplina, gestão de tempo e foco também são habilidades desenvolvidas com o esporte.
 

Uma das educadoras responsáveis pelas atividades do Uberlândia Futsal, Natália Oliveira, reforça como o esporte oferece benefícios para jovens. “O esporte é um poderoso instrumento de transformação. Por ser uma atividade coletiva, ele promove socialização, respeito às diferenças, trabalho em equipe, obediência às regras e desenvolvimento de habilidades técnicas e táticas. Além disso, contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo, formando cidadãos mais preparados para a vida”, comentou a educadora.

Mas os impactos positivos provocados pelo projeto não param por aí. Os educadores também proporcionam um ambiente acolhedor e seguro para os participantes, que são jovens em vulnerabilidade social e em muitos casos precisam deste tipo de apoio. “Também realizamos momentos de escuta, tanto coletiva quanto individual, criando um espaço que funciona como rede de apoio para questões sociais. Assim, nossa atuação vai além do ensino esportivo, alcançando dimensões de cuidado, acolhimento e fortalecimento comunitário”, contou Natália Oliveira.
Histórias que atestam o impacto do esporte
Não ficam dúvidas de que os jovens participantes têm sua história transformada com a dedicação ao esporte, mas mesmo aqueles que se envolvem ao projeto para ensinar e oferecer apoio aos jovens, acaba tendo a sua vida impactada. “Saber que participo de um projeto que atua como um agente social de transformação, indo além do ensinar do esporte, é realmente algo precioso para os beneficiários e consequentemente para mim que sou professora. É saber que o meu trabalho gera bons resultados, gera frutos”, diz a educadora Natália.
Os bons resultados mencionados pela professora são comprovados pelas histórias dos participantes, como é o caso da jovem Iasmin, de 13 anos, que faz parte das atividades da organização social parceira Ação Moradia. Quando ela iniciou no Uberlândia Futsal, há dois anos, apresentava comportamentos bastante desafiadores, mas ao longo da sua participação no projeto, sua transformação inspirou a educadora Natália. “Entre tantas histórias marcantes, a da Iasmin me inspira profundamente. Seu comportamento hostil dificultava amizades e a interação em grupo e nas tentativas de acalmá-la durante crises, tornou-se evidente que seu comportamento era, na verdade, um mecanismo de autodefesa. Decidimos não desistir. Com paciência e persistência, e após sua entrada nas atividades esportivas, ela começou a se abrir”, contou.

A educadora descreveu com mais detalhes os resultados alcançados com a Iasmin. “O esporte foi um divisor de águas, pois ela descobriu seu talento, especialmente como goleira, superou o medo da bola e passou a enfrentar os desafios com coragem e determinação. Hoje, a Iasmim é uma menina mais tranquila, sociável, brincalhona e capaz de resolver conflitos de forma amigável. Ela tem muitos amigos, é excelente tanto na linha quanto no gol, e sabe do seu próprio valor. Histórias como a dela mostram que o esporte não é apenas uma atividade física, é parte da transformação, da evolução e da esperança de um futuro melhor”, descreveu Natália.
A própria aluna reconhece a sua evolução com a participação no projeto e comenta que já possui sonhos profissionais relacionados ao esporte. “Antes do Uberlândia Futsal eu era muito estressada e não conseguia ficar no jogo porque queria sair batendo em todo mundo. Agora sou muito calma e vi um ótimo desenvolvimento, melhorei, comecei a jogar muito. Inclusive, sonho em ser uma goleira profissional e creio que vai dar certo”, disse Iasmin.
A jovem que é exemplo de superação e do impacto promovido pelo esporte, também incentiva que outras meninas também apostem no futsal e não deixem que outras pessoas desmotivem a viver o esporte. “Se pudesse dar um conselho para outras meninas diria para não desistir de jogar bola. Muitos meninos dizem que o futsal não é nosso lugar. Mas não há lugar que menina não pode ficar e devemos estar onde achamos bom e gostamos. Não desista! Se você escutar isso, não chega onde quer”, reforça a aluna.
Uberlândia Futsal é case de sucesso apresentado no Brasil Ladies Cup
Diante de resultados valiosos, como a história de transformação da Iasmin, o Uberlândia Futsal é um case de sucesso e ganhou destaque no Brasil Ladies Cup, a semana do Futebol Feminino no Brasil que reúne equipes nacionais e estrangeiras em um torneio, além de contar com palestras, ações sociais, entre outras atividades. O evento é organizado pela Federação Internacional de Football Soccer Society (FIFOS) em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e ajuda a ampliar o calendário de competições para o futebol feminino, oferece experiência internacional e visibilidade para clubes e jogadoras.


O Ladies Cup é um projeto incentivado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, que tem o patrocínio do Grupo Algar, e nas atividades e palestras que debatem o futebol feminino ao longo do evento, o Instituto Algar esteve presente com a palestra “Programa Transforma – meninas em campo e o impacto do esporte”, apresentando o Uberlândia Futsal e demonstrando como a oficina tem transformado a vida de meninas que participam das atividades.
A gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, e as professoras do Uberlândia Futsal, Natalia e Taynara, foram as responsáveis por compartilhar detalhes sobre a iniciativa e mostrar a história da Iasmin para quem participava do evento.
“Projetos como o Uberlândia Futsal nos ajudam a cumprir nosso propósito no programa Transforma, usando a cultura e o esporte como meios de inclusão e transformação social. Selecionamos cuidadosamente os projetos que incentivamos para garantir que os jovens beneficiados serão conectados com oportunidades de desenvolvimento e este é um parceiro que tem promovido isso com excelência. É uma grande satisfação levar o Uberlândia Futsal para esse evento de valorização do futebol feminino e dar luz à um projeto que tem transformado histórias”, finaliza a gerente do Instituto Algar, Carolina.
