Como não perder o ritmo do trabalho presencial, mesmo de home office

Educação

Compartilhar

A pandemia trouxe uma série de mudanças em áreas como lazer, educação e trabalho. Quando falamos do aspecto profissional, muita gente sente que o ritmo de trabalho presencial não é o mesmo do home office e, por causa disso, a produtividade pode diminuir durante o trabalho à distância.


Só que a atuação remota veio para ficar. Mesmo depois desse período de isolamento e distanciamento social, muitas empresas trabalharão ao menos em modelo híbrido, permitindo a atuação presencial algumas vezes por semana.

Pesquisa realizada pelo software de gestão de projetos Runrun.it mostra que 80% das lideranças de empresas de serviços não querem voltar ao modelo de trabalho presencial depois da pandemia.


A atuação híbrida pode ser uma boa alternativa para quem gosta de trabalhar de casa. Porém, muita gente ainda passa por momentos em que trabalhar remotamente dificulta o desempenho profissional, seja por estafa mental, desânimo ou falta de dinamismo que o fato de ficar exclusivamente em casa pode trazer.


Ao mesmo tempo, um desafio que cresceu com o home office foi conseguir balancear vida pessoal e profissional: pesquisa do FGVin, centro de pesquisas sobre inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 56% dos profissionais brasileiros têm dificuldades em equilibrar o trabalho com atividades pessoais.


É possível contornar as adversidades do home office e manter o ritmo do trabalho presencial mesmo atuando em casa de maneira parcial ou integral. Veja algumas dicas!


1 – Tenha o seu espaço e momento de trabalho

Assim como temos uma mesa de trabalho quando é preciso ir a um escritório, é necessário ter um local apropriado para o home office. Trabalhar da cama ou do sofá, espaços que são usados para descanso ou lazer, aumenta as chances do nosso corpo entender o momento de trabalho como “de descanso” e, assim, reduz a produtividade.


Por isso, procure arrumar um cantinho da casa com uma mesa e cadeira confortáveis que sejam usadas principalmente para o seu momento de trabalho. Falando nisso, trabalhe com horários definidos: nada de ficar horas seguidas em frente ao computador trabalhando.

Estipule horários e procure ao máximo manter a carga horária de trabalho, seja ela de 6 ou 8 horas, além do intervalo de 1 hora para almoço.


Uma dica interessante que ajuda a evitar o desgaste de horas em frente ao computador é fazer intervalos pequenos de tempos em tempos. Um dos métodos que podem ser usados para isso é o Pomodoro: a cada 45 ou 50 minutos de trabalho, faça intervalos de 10 a 15 minutos para se levantar, esticar o corpo e descansar a mente.

2 – Organize-se para manter uma rotina positiva


Durante o trabalho presencial, a maioria das pessoas mantinha uma rotina diária que ia muito além do trabalho, como a realização de atividades ao ar livre, faculdade, cursos e passeios. Porém, ao trabalhar exclusivamente em casa, as chances de viver apenas para trabalhar são grandes.


Se isso acontece, o cansaço mental pode aparecer e o desempenho será cada vez menor, sem contar que isso permite o aparecimento ou agravamento de situações como estresse ou mesmo depressão. Por isso, procure manter uma rotina positiva mesmo que o dia inteiro seja em casa.

Tenha horários para acordar, se alimentar, para começar e terminar o expediente e também para atividades como estudos e momentos de lazer e descanso.



3 – Utilize ferramentas de gestão de pessoas e projetos

As tecnologias para gestão de pessoas e projetos se tornaram ainda mais populares durante a pandemia, afinal equipes inteiras continuaram trabalhando à distância.

Para manter a produtividade, é importante contar com recursos que facilitem o acompanhamento de tarefas e, também, de pessoas.


Existem sites, softwares e outros recursos que são grandes aliados para manter uma equipe focada nos projetos. Além disso, são várias opções de sistemas que facilitam a gestão de pessoas.


4 – Torne a comunicação mais eficiente

O trabalho presencial permite tirar dúvidas e interagir com colegas de forma instantânea, basta ir até alguém ou mesmo conversar com a pessoa que está sentada ao seu lado. Com o home office, isso não é mais possível por uma questão física, mas isso não significa que as interações devem deixar de existir.


Existem ferramentas de videoconferência, chats, salas virtuais e mesmo ferramentas de gestão de projetos e de pessoas que permitem interações por mensagens ou durante reuniões.

Além disso, o bom e velho email também é um recurso que ajuda a transmitir avisos e formalizar mensagens, por exemplo.

Por fim, é fundamental trabalhar o conceito de comunicação assíncrona: no trabalho remoto, os horários profissionais de cada integrante da equipe podem não ser os mesmos. Por isso, é importante entender que mensagens podem ser enviadas, visualizadas e respondidas em horários diferentes.

Logo, é importante entender que a comunicação instantânea deve ser usada com moderação.


5 – Respeite seus limites


O momento de isolamento social não tem sido fácil para ninguém. Essa sensação é comprovada em números de pesquisas diversas:

1 – De acordo com a American Psychological Association, 2/3 dos trabalhadores dos EUA relatam que problemas de saúde mental prejudicaram seu desempenho na pandemia, como noticiou a IstoÉ;

2 – Dados da Lyra Health e da National Alliance of Healthcare Purchaser Coalitions indicam que 40% dos funcionários têm enfrentado esgotamento, segundo notícia do mesmo site;

3 – No Brasil, pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública em parceria com a Universidade de Duke (EUA) e o Ministério da Economia com servidores federais mostra que muitos relatam queda de eficiência no home office.


Isso significa que não é só você que pode ter a sensação de que está com mais dificuldades de concentração ou que o desempenho profissional diminuiu. Dessa forma, é fundamental respeitar os limites do corpo e da mente e ter a compreensão de que existem desafios no trabalho remoto.

Seguir as dicas que elencamos auxilia a melhorar a produtividade, porém é essencial compreender quais são os seus limites e não se criticar a todo instante.

Com isso, a relação com o trabalho pode melhorar muito e você terá mais chances de não perder o ritmo de trabalho durante o home office.

Quem empreende também enfrenta obstáculos durante o período de isolamento social. Por isso, veja como superar desafios do mercado com o empreendedorismo!