Programa Talentos de Futuro do Instituto Algar é reconhecido no Prêmio Sesi ODS

Novidades

Compartilhar

Premiação homenageia iniciativas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o programa do Instituto que visa o desenvolvimento de competências em jovens

O trabalho realizado através do programa Talentos de Futuro do Instituto Algar foi reconhecido no Prêmio Sesi ODS pela contribuição que oferece para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O programa, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de jovens no que tange a habilidades e competências, está entre as iniciativas inovadoras para alcançar um mundo melhor que foram selecionadas na categoria inovação para a sustentabilidade, concorrendo com outras Organizações da Sociedade Civil de todo o país.

O Prêmio Sesi ODS é realizado desde 2016 com o propósito de incentivar o desenvolvimento de ações ambientais, sociais, e de governança corporativa. A iniciativa reconhece e divulga projetos que contribuem para atingir os ODS determinados pela ONU, que são metas estabelecidas para conseguir eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. Com o reconhecimento, o programa do Instituto passa a fazer parte do Banco de Boas Práticas Prêmio Sesi ODS 2023, que reúne as iniciativas reconhecidas e pode ser acessado através do link.

O programa Talentos de Futuro oferta formações que visam colaborar com o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais e técnicas para jovens a partir de 15 anos, contribuindo na preparação deles para a vida e o mercado de trabalho.

A principal frente de atuação do programa é na formação continuada de adolescentes e jovens com foco em aprimorar competências comportamentais, como atitude, trabalho em equipe, comunicação, entre outras. Oferece também formação em informática básica para adolescentes de 15 a 17 anos, além de formação em tecnologias (TI) para jovens de 18 a 24 anos. Há ainda formações gratuitas e pontuais que são abertas a toda a comunidade e a formação e o acompanhamento de educadores sociais para atuarem como multiplicadores da proposta do programa em organizações sociais espalhadas por todo o país.

Com a realização do programa Talentos de Futuro, o Instituto Algar contribui para atingir os ODS de uma educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, além da redução de desigualdades. Atuar para a construção de uma sociedade melhor é o objetivo do Instituto e o reconhecimento pelo Prêmio Sesi ODS atesta que o propósito vem sendo cumprido, como comenta a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli. “Contribuir para atingir os ODS é uma de nossas diretrizes. O cumprimento dos objetivos significará uma sociedade mais justa e sermos reconhecidos pela nossa atuação nesse propósito é uma grande alegria. Estes reconhecimentos se somam a nossa determinação, que se renova a cada dia para trilhar essa jornada de promover uma transformação social onde atuamos”, finaliza Carolina.