Educação no Brasil: como podemos colaborar?

Eventos

Compartilhar

No dia 28 de abril é comemorado internacionalmente o Dia da Educação, a base da formação e desenvolvimento de um país. Esta data foi criada para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação. Afinal, seja na formação escolar, social ou familiar, ela é o instrumento na construção de valores essenciais de um indivíduo.

É dever do Estado garantir as condições para a formação educacional dos cidadãos, oferecendo um serviço de qualidade e gratuito. Porém, este desafio deve ser compartilhado entre o poder público e a iniciativa privada. Por isso, neste post, convidamos você a refletir sobre como podemos contribuir na formação de qualidade das crianças e jovens brasileiros.

A importância da educação

As crianças de hoje estão se preparando para se tornarem os cidadãos adultos de amanhã. O reflexo da qualidade do atual sistema educacional é paralelo ao futuro do nosso país. Por isso, a educação no Brasil deve ser vista como instrumento de construção social e formação da personalidade das crianças brasileiras.

A educação forma a base de qualquer sociedade, sendo responsável pelo crescimento econômico, social e político de uma nação. Ou seja, o desenvolvimento do Brasil depende da qualidade da educação que está sendo transmitida. Assim, as escolas desempenham um papel importante na moldagem do futuro de uma nação, facilitando o desenvolvimento de todos os seus futuros cidadãos.

Os caminhos para melhorar a educação no Brasil


Alunas do Programa Transforma, do instituto Algar.

Todos sabemos que é de responsabilidade do Estado garantir o serviço e a qualidade da educação no Brasil. Porém, no país que está entre as 10 maiores economias do mundo, as empresas podem e devem estar cientes de que a educação é um dos melhores meios de exercer a sua responsabilidade social.

Al ?m dos projetos públicos, focados na melhoria do sistema educacional como o uso eficiente do tempo em sala de aula, unificação do currículo escolar, ampliação da educação técnica, combate ao abandono e outros, a participação da iniciativa privada pode ser um grande facilitador desta melhoria.

Sabemos que hoje, mais de 90% das crianças brasileiras frequentam a escola. Porém a qualidade do ensino público continua sendo um desafio. Por esse motivo ele precisa ser compartilhado entre o poder público e a iniciativa privada.

O que está sendo realizado para melhorar a educação no país

Aqueles que aceitam o desafio de contribuir na melhoria da educação no Brasil, acreditam que este é um processo de construção coletivo. O Instituto Algar, vê na educação integral o caminho para promover a autonomia e oferecer novas oportunidades na formação do futuro cidadão, por meio de uma construção coletiva, em que:

  • O aluno é co-produtor do seu conhecimento;
  • O professor é o agente de transformação;
  • A escola é o espaço para o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades;
  • A comunidade é participante da vida da escola;
  • A empresa é parceira da escola na construção de uma nova cultura escolar.

Com este objetivo, o Instituto Algar, em seu relatório de 2017, impactou 113 escolas públicas brasileiras, distribuídas em 26 cidades. Por meio de seus projetos, 16,8 mil alunos foram beneficiados. Mas nada disso seria possível sem a participação dos 1180 voluntários. Para alcançar estes resultados e influenciar a educação no Brasil o Instituto promoveu 5 programas educacionais:

Programa de Voluntariado tem o objetivo de estimular a participação voluntária dos associados do grupo Algar em atividades sociais, unindo associados, alunos, professores e demais integrantes de diversas instituições nas atividades da comunidade em que está inserido.

A ?ão de voluntariado do instituto Algar em escola pública de Uberlândia.

Programa Talentos de Futuro busca contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais de jovens alunos do ensino médio envolvendo temas como ética, atitude, trabalho em equipe, comunicação, inovação e negociação.
Alunos do programa Talentos de Futuro, do Instituto Algar.

Programa Conectados que busca auxiliar educadores no desenvolvimento de estratégias que utilizem a tecnologia em sala de aula e na gestão escolar.

Forma ?ão de Multiplicadores do Instituto Algar.

Programa Transforma desenvolve oficinas com crianças e adolescentes nas esferas de Cultura e Artes, Cultura Digital e Formação Profissional, a fim de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio oficinas culturais.
Apresentação dos alunos do programa transforma, do Instituto Algar, na Alsol Energias Renováveis. nbsp;

Escola da Inteligência desenvolve a educação socioemocional no ambiente escolar, promovendo, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Conheça melhor os projetos educacionais do Instituto Algar, e descubra como você pode contribuir para a educação no Brasil.