Dia do Voluntariado: benefícios de ser um voluntário

Voluntariado

Compartilhar

Só quem é voluntário sabe a alegria de ajudar alguém, de se doar – em todos os aspectos – e ver no outro a resposta de poder contribuir um pouco com sua vida de forma positiva.

Mas ser voluntário vai mais do que apenas ajudar: é deixar o outro te ajudar também. Ajudar alguém pode gerar experiências incríveis na vida pessoal e até profissional, já que é possível ouvir histórias inspiradoras de várias pessoas.

Em homenagem ao Dia Nacional do Voluntariado, listamos alguns benefícios reais que é possível ter ao se tornar um voluntário. Confira!

Ser voluntário é ter autoconhecimento

Através do trabalho voluntário, é possível adquirir autoconhecimento e ampliar os valores pessoais, tendo a capacidade de saber quem você é, os seus pontos fortes, qualidades e até onde é possível ajudar.

Com certeza, o autoconhecimento é uma ótima qualidade para se adquirir, pois ele eleva a capacidade de lidar com as mais diversas situações.

Auxilia no processo seletivo das empresas

Algumas empresas veem com bons olhos quem possui em seu currículo experiências com trabalho voluntário. Seja ele de qualquer tipo, ter no currículo pode ajudar quem busca uma recolocação no mercado.

E, se você se torna um voluntário na organização em que está trabalhando, melhor ainda! Esse pode ser um ponto a mais para conseguir mudar sua vida profissional.

Socialização

Pegando gancho no item acima, ao realizar trabalho voluntário você aumenta o seu círculo social, conhecendo várias pessoas de diferentes lugares, o que pode gerar oportunidades incríveis, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Ao conhecer novas pessoas, você é capaz de aumentar a sua capacidade de socialização e de lidar com as mais diversas situações. Invista no seu network!

Troca de experiências

Ainda falando sobre as vantagens e benefícios de ser um voluntário, através desta ação é possível trocar várias experiências positivas que podem ser levadas para todos os âmbitos da vida, além de gerar inspirações para quem ajuda e também quem é ajudado.

Além disso, é possível disseminar o que foi aprendido, ouvir outras pessoas e ter a chance de compartilhar as experiências que já foram vividas.

Voluntariado no grupo Algar

O grupo Algar abraça a iniciativa de voluntariado e, por isso, todos os associados do podem participar das ações voluntárias do Instituto Algar. Basta se inscrever no Portal de Voluntariado e estar disposto a doar tempo, trabalho e talento em prol das atividades e projetos voluntários.

Hoje o grupo Algar possui 2.479 voluntários que são associados e participam de ações de programas sociais.

Viu quanta coisa boa é possível tirar ao ser um voluntário? Existem ainda vários pontos positivos ao realizar este trabalho, e só quem exerce consegue ver os resultados!

Conheça os programas sociais do Instituto Algar e como eles têm transformado a vida das pessoas.