Dia do Servir: mobilização do Instituto Algar promoveu ações voluntárias em diferentes partes do país

Voluntariado

Compartilhar

Para fomentar a prática do voluntariado e homenagear o fundador do grupo Algar, o Instituto promoveu no dia 3 de abril, dia do nascimento do Comendador Alexandrino Garcia, o “Dia do Servir”. Com a iniciativa, vários comitês do Programa de Voluntariado se organizaram para promover ações que deixaram legados em suas comunidades, simultaneamente, em diferentes partes do Brasil. 

Além da homenagem ao fundador, a iniciativa visou ampliar as formas de mobilização dos voluntários, para promover ainda mais ações que buscam qualidade de vida para populações vulneráveis em locais em que o Grupo atua e contribuir com a construção de uma sociedade mais justa. 

Para o “Dia do Servir”, os comitês de voluntariado precisaram planejar ações que deixassem legados nas comunidades em que atuam. Com isso, a premissa para ter ações aprovadas e incentivadas pelo Instituto Algar para este momento, era que o benefício gerado fosse duradouro. Com a atuação do Grupo em diferentes estados, as iniciativas aconteceram em diversas partes do Brasil: Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), Franca (SP) e Ribeirão Preto (SP).

A gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, detalhou sobre a intenção da iniciativa. “Sempre é momento de fazer o bem, por isso idealizamos o Dia do Servir, uma forma de fomentar a prática do voluntariado nos locais em que já atuamos. Aproveitamos uma data que homenageia o fundador do grupo Algar e convocamos nossos comitês de voluntariado a promover ações que buscam impactos duradouros em instituições sociais e na comunidade. A intenção é possibilitar mais uma oportunidade para as pessoas exercerem o voluntariado e consequentemente, promover melhoria na qualidade de vida de comunidades vulneráveis”, destacou Carolina. 

Servir era premissa do Comendador Alexandrino

O fundador do grupo Algar, Comendador Alexandrino Garcia, via no servir o seu grande objetivo e sempre prezava contribuir com a comunidade colocando o cliente no centro de tudo. Essa premissa é destacada até hoje no propósito do Grupo: “Gente Servindo Gente”.

Por meio do Programa de Voluntariado essa intenção é colocada em prática e o “Dia de Servir” celebra essa motivação e a memória do Comendador. 

Ações do “Dia do Servir”

Confira as ações promovidas pelos comitês de voluntariado do Instituto Algar no Dia do Servir. 

Uberlândia (MG)

Ação 1: Biblioteca Viva – Leitura e Arte Transformando Futuros

Criação de acervo de livros, atividades de incentivo à leitura, oficinas artísticas e de aprendizagem e atividades de lazer para crianças apoiadas pela organização social ABC do Glória. 

Local: ABC do Glória – bairro Élisson Prieto

Ação 2: Casinha das Palavras

Criação de uma biblioteca comunitária baseada na troca livre de livros, incentivando a cultura e o acesso à leitura. 

Local: Praça das Melaleucas – bairro Granja Marileusa

Ação 3: ABC do Glória

Reforma e melhoria nos espaços da ONG, proporcionando um ambiente mais seguro e adequado para crianças e adolescentes beneficiados e ampliando as oportunidades para atividades culturais e esportivas.

Local: ABC do Glória – bairro Élisson Prieto

Ação 4: Jardim Conecta 

Criação de espaço inclusivo e sustentável para proporcionar uma experiência sensorial para pessoas com deficiência e promover conscientização ambiental.

Local: Centro de Tecelagem Fios do Cerrado – bairro Morada da Colina

Curitiba (PR)

Ação: Cobertura espaço de terapias

Instalação de cobertura e prateleiras para apoio no local de realização de terapias com plantas e flores com crianças autistas assistidas na instituição.

Local: Escola Fênix de Educação Básica na modalidade de Educação Especial

Rio de Janeiro (RJ)

Ação: Construindo Sonhos – A nova casinha das crianças

Reconstrução da casinha de brinquedos com tijolos para garantir mais segurança e durabilidade para as crianças apoiadas pela organização social.

Local: Instituto Casa Amarela

Recife (PE)

Ação 1: Contribuindo com alojamentos mais aconchegantes

Pintura de paredes e melhorias em colchões para proporcionar quartos mais aconchegantes para jovens e adultos apoiados pela instituição.

Local: Saravida – Internação na luta contra o vício

Ação 2: Reforma da fonte da esperança – Reforma do Bazar do GCA 

Reforma da estrutura do espaço utilizado para o bazar da instituição social beneficiada, que é uma importante estratégia para a arrecadação de recursos para a organização. Local: Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – GAC-PE

João Pessoa (PB)

Ação: Corpo em movimento 

Estruturar sala de fisioterapia para facilitar o atendimento dos idosos do abrigo, proporcionando mais qualidade de vida.

Local: Abrigo de idosos Nosso Lar 

Franca (SP)

Ação 1: Motivando a Leitura e o Movimento

Criação de cantinho da leitura, com disponibilização de bancos e mesas e personalização do ambiente visando estimular os alunos da escola a intensificar o hábito de ler. 

Local: EMEB Profª Dorotea Paulino Ferro

Ação 2: Raízes do Bem – Sementinha, Algar e Olhos do Bem

Implementação de uma horta comunitária na instituição beneficiada, visando o incentivo de hábitos saudáveis e valorização da natureza

Local: Creche Sementinha de Vida

Ribeirão Preto (SP)

Ação: Reforma de quartos para jovens apoiados no SAICA 

Proporcionar um ambiente mais acolhedor para crianças beneficiadas pela instituição, realizando pintura, entrega de camas novas e troca de ventiladores em quartos da organização.

Local: SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional a Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade e Risco Social