Competências comportamentais e técnicas: como o jovem deve se preparar para o mercado de trabalho

Educação

Compartilhar

jovem aluna do talentos de futuro

A juventude é repleta de desafios, e entre as implicações mais árduas desta fase da vida está a entrada no mercado de trabalho. Ainda mais com as mudanças e novas exigências constantes do mercado. Diante disso, cabe ao jovem estar atento a essas transformações e necessidades, e se preparar. Potenciais são adquiridos com aprendizado e aprimorar competências comportamentais e técnicas serão o caminho para atender ao que o mundo do trabalho demanda.

Para se ter uma ideia do quanto o mercado tem se transformado, de acordo com a Companhia De Talentos – grupo que conecta talentos a vagas no Brasil e na América Latina -, nos anos 1980, a preferência das empresas era por jovens formados em faculdades de primeira linha e com fluência em outros idiomas. Mas, de meados do ano 2010 para cá, o mercado passou também a valorizar competências como a aderência das pessoas aos valores e culturas da organização.

Portanto, se adaptar às novas exigências do mercado pode ser um grande diferencial para a inserção no mundo do trabalho. Entenda o que significam as competências técnicas e comportamentais e como o Instituto Algar tem apoiado o desenvolvimento de jovens.

Competências técnicas

As competências técnicas, também chamadas de hard skills, se referem às habilidades necessárias para que um profissional possa exercer uma função. São os atributos geralmente relacionados ao conhecimento do candidato em relação a sua experiência profissional e acadêmica. Por exemplo, um contador demanda conhecimentos em matemática para realizar balanços patrimoniais enquanto um advogado usa a linguagem para cumprir seu objetivo de defender causas.

São exemplos de competências técnicas:

  • Análise de dados;
  • Conhecimento em softwares;
  • Comunicação escrita;
  • Idiomas;
  • Habilidade de negociação;
  • Conhecimento em marketing digital.

Competências comportamentais

Conhecidas como soft skills, as competências comportamentais têm sido cada vez mais requisitadas pelo mercado. Afinal, com tantas mudanças na sociedade, empresas precisam ser cada vez mais flexíveis e dinâmicas, e os colaboradores precisam desenvolver atitudes e comportamentos que acompanhem essa tendência das organizações, aumentem a produtividade e assim, ajudem a impulsionar o negócio.

Desenvolver essas habilidades comportamentais é essencial para atingir objetivos, pois elas são traços da personalidade ou aptidões que formam os padrões responsáveis por nossas atitudes, influenciando escolhas e a maneira como reagimos em diferentes condições.

São exemplos de competências comportamentais:

  • Liderança;
  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação efetiva;
  • Capacidade de negociação;
  • Adaptabilidade;
  • Criatividade.

Inclusive, estudos têm atestado o quanto as soft skills têm ganhado relevância no mercado e até mesmo indicam uma prevalência em relação às hard skills. De acordo com pesquisas realizadas pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), sobre as competências do profissional do futuro, das 10 habilidades consideradas mais importantes no mercado de trabalho até 2025, apenas 2 são de ordem técnica ou tecnologia.

Os números demonstram que ser um profissional socioemocionalmente competente é diferencial para o ingresso no mercado de trabalho. Mas, vale reforçar também, que as habilidades emocionais para lidar com questões relacionadas à solução de problemas, autogestão, trabalho em equipe, também são fundamentais para a permanência no trabalho e o desenvolvimento de carreiras.

A importância de desenvolver as competências nos jovens

Aprimorar conhecimentos é uma maneira de superar o desafio de entrar, se manter e progredir no mercado de trabalho. Além de facilitar esse caminho, também é uma forma de se destacar entre os concorrentes de uma vaga, ainda mais tendo em vista o cenário atual em que a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros de 18 a 24 anos ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020, número que é acima da média geral de 12,2% do país referente ao mesmo período, de acordo com o IBGE.

E mais do que auxiliar para dar o primeiro passo e ingressar no mundo do trabalho, se capacitar também será fundamental para competir por posições promissoras e transformar a sua realidade. Até porque ao contar com uma oportunidade de trabalho digna e estável, os jovens podem tanto desenvolver suas capacidades e talentos como contribuir para a economia de suas famílias.

Como o Instituto Algar atua para transformar a vida de jovens

Apoiar o desenvolvimento de jovens é uma maneira de contribuir para que tenham um futuro melhor. E cientes do papel essencial que o aprimoramento de competências terá para que conquistem melhores oportunidades, o Instituto Algar apoia o desenvolvimento de jovens por meio do programa Talentos de Futuro.

Nele, são atendidos jovens a partir de 15 anos, tendo como objetivo aperfeiçoá-los para a vida e trabalhar as competências necessárias para o atual mercado de trabalho. O programa promove atividades dinâmicas com um caráter prático e reflexivo, envolvendo temas relacionados às habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, comunicação, atitude, ética, inovação e negociação. Já em relação ao desenvolvimento de competências técnicas, são trabalhados conteúdos como noções básicas de informática para turmas de 15 a 17 anos. A iniciativa conta com turmas online para todo país e turmas presenciais que acontecem em 16 organizações sociais parceiras espalhadas pelo Brasil.

Diante da experiência com o Talentos de Futuro e cientes do cenário que projeta um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025 no Brasil, de acordo com levantamento realizado pelo Google e a Associação Brasileira de Startups, o Instituto Algar também promove turmas com formação técnica em TI. A iniciativa contribui com o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais e técnicas com foco em tecnologias, em jovens entre 18 e 24 anos. O propósito é aprimorar os conhecimentos destes jovens para que tenham acesso ao mercado de TI que é uma das mais promissoras do momento.

Nessas turmas, o aprimoramento das habilidades comportamentais é aliado com o aprendizado de temas como: criação de páginas e sites, experiência com JavaScript e GIT, Phyton 3, entre outros. Para essas formações, o Instituto conta com uma parceria com a Allura e com o projeto +1Code, que trabalham a capacitação em tecnologia.

Conheça mais sobre o programa Talentos de Futuro clicando aqui.