Como aproveitar melhor as férias com as crianças

Educação

Compartilhar

As crianças estão sempre cheias de energia e prontas para aproveitar as férias. Por isso, algumas atividades podem colocar os pequenos para gastar essa energia toda de forma divertida. Assim, eles não ficam entediados e se ocupam com boas tarefas!

Nesse período, é muito importante que os pais pensem em atividades para fazer com a criançada. Então, listamos aqui algumas dicas de como aproveitar melhor as férias, que podem ser muito divertidas tanto para as crianças, quanto para os pais. Vamos lá?

Conhecendo a própria cidade

Se está sem tempo ou dinheiro para viajar, essa pode ser uma boa oportunidade para levar seu filho para explorar a própria cidade. Muitos lugares oferecem atividades que os próprios moradores desconhecem. Então, vale a pena descobrir o que a cidade tem oferecido de divertido e entrar na brincadeira.

Parques

Ótima opção para piqueniques entre família e amigos. Além disso, alguns parques oferecem espaço para treinos com bicicleta, patins e skate, por exemplo. Outros também contam com quadras poliesportivas para jogos com bolas ou piscinas comunitárias.

Visitações

Procure por locais de visitação na sua cidade, como os museus, zoológicos e exposições itinerantes. Fique de olho nos valores e classificação de idade de cada uma delas!

Brincadeiras

As brincadeiras são essenciais para aproveitar melhor o tempo nas férias. Desde as brincadeiras que treinam a mente, até as que mexem mais com o corpo. O importante é encontrar atividades que as crianças realmente se divirtam, como o Pique-pega, Esconde-esconde, Queimada e Adoleta. Aposte nessas ideias!

Ao ar livre

As brincadeiras ao ar livre tendem a ser mais agitadas. Os esportes são ideias para as que preferem se movimentar. Contudo, eles não precisam ser focados apenas na competição. As oficinas de esporte são um ótimo exemplo disso. Elas despertam a vontade da criança de participar e ainda fazer amigos.

Dentro de casa

As férias de meio de ano podem ser marcadas pelo frio. Por isso, as atividades dentro de casa também são bem-vindas. Longe dos vídeos-games e computadores, algumas brincadeiras podem ser muito divertidas e organizadas. Um bom exemplo são os jogos de tabuleiro. Muitos deles cobram concentração e planejamento, por isso, ajudam no desenvolvimento mental das crianças. Além disso, esses jogos podem ser aproveitados por toda a família.

Usando a criatividade

Existem muitas formas de incentivar os pequenos a gostar de arte e ainda mantê-los ocupados. Por isso, vale a pena deixar as crianças usarem a criatividade para aproveitar as férias.

Pequenos artistas

Explorar a capacidade de criar é fundamental para as crianças se expressarem. Atividades que envolvem pequenas produções de artesanatos, como criar os próprios brinquedos, podem estimular as crianças a soltarem a criatividade. Pinturas e colagens também são consideradas formas de expressão, com poucos produtos eles podem criar o mundo!

Conhecendo a literatura

Explorar a leitura também pode ser uma excelente opção para deixar as crianças mais atentas. Para deixar essa experiência ainda melhor, crie atividades a partir dos livros, como desenhar os personagens ou escrever as próprias histórias. Conheça mais sobre como aplicar essas atividades com as oficinas literárias.

Mão na massa

Cozinhar também é uma arte. Para as crianças mais velhas, aprender técnicas básicas de cozinha pode ser muito útil e ao mesmo tempo divertido. Aposte nos kits especiais para crianças, que facilitam e orientam para que elas façam seus próprios doces e lanches.

Férias em grupo

Algumas escolas e clubes oferecem as famosas Colônias de Férias. Lá, as crianças são monitoradas e participam de diversas atividades voltadas para as idades específicas. 

Essa é uma boa maneira de aproveitar as férias em grupo, já que as colônias recebem muitas crianças. Outra opção são as academias infantis, que oferecem práticas esportivas e atividades especiais neste período. Vale ficar de olho nas opções que cada uma tem a oferecer.

Essas atividades são importantes para que as crianças não ficarem à toa nesse período e se sintam animadas para aproveitar as férias. E o mais importante é que elas se divirtam. Viver uma rotina diferente e conhecer experiências novas faz com que elas voltem renovadas para as aulas!