Como a realização de atividades no contraturno escolar ajuda no desenvolvimento de crianças

Educação

Compartilhar

Entre as medidas para apoiar o desenvolvimento de crianças, realizar atividades no contraturno escolar é uma das ações mais importantes. Adotar tarefas no período de contraturno escolar vão complementar a evolução, estimular ainda mais o aprendizado de novas habilidades e conhecimentos, entre vários outros benefícios para a criança.

Além de contribuir na preparação para o futuro, a realização de atividades extracurriculares vai ajudar até mesmo no bem-estar das crianças. No caso da prática de esportes, por exemplo, a saúde e o desenvolvimento corporal dos pequenos também serão impactados.

Visando oferecer mais oportunidades para as crianças, principalmente para as que estudam na rede pública e vivem em locais de vulnerabilidade social, dentre as atuações do Instituto Algar há o fortalecimento de oficinas que oferecem atividades no contraturno escolar em organizações sociais parceiras. Neste conteúdo você vai entender mais sobre este trabalho e a importância da realização das atividades no período oposto ao pedagógico.

Benefícios das atividades do contraturno escolar para crianças

Práticas esportivas, artísticas, ensino de idiomas e até mesmo reforço escolar são algumas das atividades de contraturno mais comuns, mas são inúmeras as possibilidades para eliminar a ociosidade e ampliar o conhecimento e as habilidades das crianças.

Independente da atividade escolhida, o importante é estimular o desenvolvimento para os pequenos, que ainda aproveitam benefícios como:

Melhora no rendimento

Muitas vezes uma das tarefas do contraturno escolar é um tempo dedicado ao dever de casa e ao reforço do estudo de matérias regulares da escola. A realização destas aulas extras costuma proporcionar ao aluno um auxílio mais próximo do professor, já que estes momentos contam com uma quantidade reduzida de estudantes.

Além disso, com as aulas extras é possível aumentar o tempo de estudo na área em que a criança tenha alguma dificuldade. O resultado é uma melhora no entendimento e no rendimento da criança na escola. Também vale ressaltar que contar com esse tempo para dedicar às tarefas, ajuda a ter mais tempo para o descanso em casa também.

Desenvolvimento de habilidades sociais

A participação em atividades extracurriculares também promove maior interação entre as crianças, resultando no desenvolvimento de habilidades sociais importantes para o resto da vida da criança, como empatia, resolução de conflitos e trabalho em equipe.

No caso da prática de esportes, será trabalhado o senso de responsabilidade, comprometimento, foco em objetivos, dosagem na competitividade e perseverança. Com práticas artísticas, também comuns nas atividades do contraturno escolar, a criatividade, autonomia e o pensamento crítico também são estimulados.

Auxilia no bem-estar

Entre as vantagens das atividades no contraturno escolar também há o auxílio no bem-estar das crianças. Um estudo da Universidade do Sul da Austrália indica que os pequenos que fazem tarefas na parte do dia em que não estão na escola são 14% mais felizes.

Esse estudo analisou dados de mais de 60 mil crianças com idades entre 8 e 14 anos, avaliou a média de dias por semana que elas participavam de atividades extracurriculares, relacionando a prática com fatores que caracterizam o bem-estar, como sensações de otimismo, perseverança, satisfação com a vida, regulação emocional, entre outros. E segundo os pesquisadores, foi percebido que o bem-estar aumenta quando as crianças participam de atividades no contraturno escolar.

Este levantamento também analisou especificamente os aspectos dos alunos que praticavam esportes, e o resultado foi que 15% das crianças se sentiam mais otimistas e 14% se mostraram mais felizes e satisfeitos com a vida.

Vale reforçar também que a prática esportiva contribui para reduzir a ansiedade infantil, é eficaz no tratamento da depressão, na melhora da timidez e oferece impactos positivos em crianças com transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Estímulo a hábitos saudáveis

Ainda em relação à prática de esportes, também vale ressaltar que essas atividades vão trazer benefícios na parte geral da saúde, estimulando o hábito saudável de realizar exercícios físicos desde a infância, e assim prevenindo a obesidade e o sedentarismo.

E ao analisar a dedicação dos jovens em realizar exercícios físicos, o cenário identificado por estudos merece atenção. De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no Brasil, 100,5 milhões de adolescentes e adultos com 15 anos ou mais de idade não praticavam esporte ou atividade física em 2015.

O estudo ainda mostrou uma relação direta entre escolaridade e atividade física. Entre as pessoas com menor índice de instrução, a proporção das que não praticam algum esporte foi de 91%, caindo para 64,9% entre aquelas com nível superior completo.

A importância do incentivo à prática de esportes ainda na infância, para que se exercitar se transforme em um hábito ao longo da vida, também é reforçado ao observar o comportamento dos adultos. Afinal, um estudo internacional promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2021 aponta que, no Brasil, um em cada dois adultos não pratica atividades físicas regularmente – 47% da população está abaixo da média de exercícios recomendada por médicos e especialistas.

Segurança

Outro benefício das atividades no contraturno escolar é a segurança proporcionada para a criança, pois ocupam tempo ocioso em que não estão na escola e estariam mais vulneráveis se estivessem sem supervisão em casa, por exemplo. Dessa forma, os responsáveis também ficam tranquilos por saberem que os pequenos estão sob cuidados de educadores.

O trabalho do Instituto Algar para desenvolver crianças no contraturno escolar

Cientes da importância das atividades extracurriculares e com o propósito de oferecer oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, uma das atuações do Instituto Algar é o fortalecimento de oficinas e atividades oferecidas em organizações sociais parceiras, no período oposto ao horário escolar.

Essa iniciativa acontece por meio do programa Transforma, com o objetivo de usar a cultura e o esporte como meios de inclusão e transformação social. As ações promovidas são gratuitas e destinadas para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos.

As oficinas do Transforma acontecem em 13 organizações sociais parceiras, localizadas em cidades em que o grupo Algar atua: Uberlândia, em Minas Gerais, além de Campinas, Ribeirão Preto e Franca, no estado de São Paulo. São desenvolvidas atividades como:

  • Audiovisual;
  • Desenho;
  • Saúde mental;
  • Capoeira;
  • Judô;
  • Reforço escolar;
  • Literatura;
  • Teatro;
  • Desenho;
  • Vôlei;
  • Xadrez;
  • Futsal;
  • Artes circenses;
  • Balé;
  • Danças urbanas.

A realização de diversas dessas atividades é viabilizada por meio de projetos aprovados via leis de incentivo fiscais à cultura e ao esporte, nas esferas federal, estadual (em Minas Gerais e São Paulo) e municipal (em Uberlândia/MG).

Com a promoção do programa ‘Transforma’, além de transformar vidas, o Instituto visa ainda contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU:

1 – Erradicação da pobreza

2 – Fome zero e agricultura sustentável

3 – Saúde e bem-estar

4 – Educação de qualidade

10 – Redução das desigualdades

16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Saiba mais sobre como o programa do Instituto transforma vidas e conheça as organizações que oferecem as oficinas acessando o site e acompanhando as redes sociais da Instituição.