Alvorada Cultural reuniu cerca de mil pessoas.

Eventos

Compartilhar

Nem mesmo a chuva, constante em Uberlândia nos últimos dias, impediu o público de prestigiar a 11ª edição do Alvorada Cultural que, com o lema ‘Democratização, acessibilidade e sustentabilidade’, reuniu, na tarde de sábado (24), cerca de mil pessoas.

O evento, que já está no calendário anual da cidade e é uma celebração dos resultados de vários projetos sociais de arte e educação, aconteceu no Clube Cesag, bairro Alvorada, com intérprete de libras e audiodescrição durante toda a sua programação.

“Eu vim do bairro Santa Mônica para participar do evento. É a primeira vez que participo e quero voltar nos anos seguintes, com certeza. Está tudo muito legal”, expressou Ruth Neres, de 15 anos.

Entre as atrações, diversas apresentações artísticas com centenas de crianças e adolescentes de 06 a 18 anos dos projetos que fazem parte do Programa Transforma, como: Roda de Gente (canções, brincadeiras e contação de histórias); Projeto Oficinas de Artes Cênicas (Teatro e Música); CineOLHAR (mostra de audiovisual); e Orquestra Jovem de Uberlândia (Oficinas de violino e instrumentos de arco), além da apresentação de projetos de parceiros, como a Banda da ONG Ação Moradia e o Circo da Vida.

O evento contou ainda com apresentação do aclamado espetáculo Festejo da Brincadeira do Grupo EMCANTAR.

“O Alvorada Cultural é um evento que emociona muito, pois é o momento de vermos com nossos próprios olhos a transformação que esses projetos causam na vida dos participantes e de suas famílias”, disse Maíra Ávila, que é artista e coordenadora de comunicação da Cia Cultural EMCANTAR. A Cia, além de sua atuação como grupo artístico, também trabalha na vertente social, gerindo e desenvolvendo diversos desses projetos que se apresentaram no Alvorada Cultural, em parceria com outras organizações.

“O Alvorada Cultural é resultado dessa soma de esforços em prol do interesse comum e social. É apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Algar, em parceria com o Programa Transforma, apoio institucional do Sicoob Aracoop e realização da Roda Cultura Produções e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura”, explicou Ávila.

Além das atrações culturais, o evento contou com serviços de atendimento nas áreas de saúde, psicologia, segurança, assistência social, esporte e acessibilidade para crianças, jovens, adultos e idosos. Tudo de forma gratuita!