Mentoria Jovem: iniciativa liga programas de Voluntariado e Talentos de Futuro para reforçar o desenvolvimento de jovens
O Talentos de Futuro proporciona aprendizados que transformam os jovens participantes e impulsionam sua trajetória profissional. São meses de formação comportamental e técnica que elevam as habilidades e prepara quem participa para a vida. Mas esse aprendizado pode ir ainda mais longe! Em uma cooperação com o programa de Voluntariado, acontece a ‘Mentoria Jovem’, iniciativa que amplia as oportunidades de desenvolvimento dos jovens do Talentos de Futuro.
Na Mentoria Jovem, executivos voluntários do Grupo Algar atuam como mentores de embaixadores e jovens certificados que se destacaram durante o programa. Com essa ação, o propósito do Instituto é seguir apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, estimulando a busca por novos conhecimentos, através do compartilhamento de vivências do mentor no mercado de trabalho, de forma que inspire os participantes e pensando em estratégias de carreira e desenvolvimento contínuo.

Como funciona a ‘Mentoria Jovem’
O primeiro passo da Mentoria Jovem é estabelecer as duplas de mentores e mentorados, e para isso, são aplicados questionários para identificar preferências, expectativas e outras informações sobre cada um. Com os resultados, é feita uma análise para detectar afinidades e o jovem e executivo que derem “match” serão parceiros na ação. Essa medida tem o objetivo de garantir o melhor aproveitamento dos participantes.
Ao longo de quatro encontros distribuídos em dois meses, mentores e jovens conversam e desenvolvem atividades abordando seus desafios profissionais e pessoais. Estes momentos são conduzidos com base em uma metodologia estruturada e o Instituto oferece suporte contínuo aos pares para dúvidas, trocas e acompanhamento individual.
O primeiro encontro é dedicado para se conhecerem e no segundo já tratam sobre o futuro, e nesse momento, o mentor auxilia o mentorado a desenhar suas metas e objetivos. Já no terceiro encontro, tratam de habilidades e o executivo ajuda o jovem a analisar metas e objetivos para que eles sejam realizáveis, além de contribuir na análise do currículo e com dicas importantes de como se portar em uma entrevista de emprego. Por fim, no quarto encontro, há uma reflexão sobre o desenvolvimento do mentorado, e o mentor compartilha dicas e perspectivas sobre os próximos passos da carreira.
24 duplas participaram da Mentoria Jovem em 2025
A edição da Mentoria Jovem de 2025 contou com 24 duplas participantes e os encontros aconteceram entre os meses de agosto e setembro, resultando em 192 horas doadas pelos voluntários para contribuir com o futuro dos jovens.
Além do número de horas dedicadas ao voluntariado alcançado, os depoimentos de participantes também revelam o sucesso de mais uma edição da Mentoria Jovem. Uma das mentoradas, a jovem Geovanna Nunes, ressalta como a ação contribuiu para o seu desenvolvimento. “Foi uma jornada incrível e cheia de aprendizados. Durante a Mentoria, vivi momentos de muita troca, crescimento e inspiração. Cada encontro me ajudou a olhar para minha trajetória com mais confiança e propósito, e reforçou em mim o quanto a mentoria pode transformar o desenvolvimento pessoal e profissional. Sou muito agradecida ao Instituto Algar por essa oportunidade tão especial e à minha mentora Júlia Gasparini Berardi, por todo o carinho, dedicação e parceria durante essa caminhada. Com certeza, essa experiência vai ficar marcada na minha história, e o aprendizado continua”, disse Geovanna.
A jovem Eduarda Mendonça, que também foi uma das participantes da Mentoria Jovem em 2025, destaca que se percebe mais madura após a ação. “Nos últimos meses, participei do programa Mentoria Jovem em parceria com minha mentora Ana Paula Martins do Amaral. Em cada encontro, desenvolvemos as atividades propostas e aproveitei para esclarecer minhas dúvidas sobre o mercado de trabalho, buscando alinhar minhas expectativas com a realidade profissional. Cada sessão foi única e especial. Minha mentora esteve sempre comprometida, engajada e dedicada em cada orientação, compartilhando mentorias valiosas baseadas em sua ampla e inspiradora experiência. Sem dúvida, foi um processo desafiador, mas extremamente gratificante, que me permitiu perceber meu amadurecimento em um curto período de tempo”, contou Eduarda.

Além de transformar os mentorados, a experiência de participar da Mentoria Jovem também impacta aqueles que se dispõem a compartilhar seus conhecimentos com os jovens. No processo de ensinar e orientar os participantes, os executivos que atuam como mentores também relatam que evoluem as suas habilidades na iniciativa.
A coordenadora de negócios da Algar, Fernanda Bosco, compartilha seus aprendizados como mentora. “Aprendi a adequar a comunicação para o público jovem. A mudança de gerações é muito rápida e desenvolver essa habilidade se faz necessária para liderar o time”, disse Fernanda.
A educadora empresarial Jr. da Algar Tech, Ádyla Mota Marques, também conta sobre sua experiência na mentoria. “Desenvolvi paciência, resiliência, empatia e cuidado com o próximo”, ressaltou.
A gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, destaca o orgulho da instituição em promover a Mentoria Jovem. “Com a iniciativa visamos oferecer oportunidade de crescimento mútuo, aprendizados genuínos e contribuir para o fortalecimento da rede dos jovens talentos que formamos no Talentos de Futuro. Para nós é um orgulho oferecer uma experiência tão personalizada, rica e com tamanho impacto para a vida de jovens que estão iniciando sua caminhada profissional. Esta é a terceira edição da Mentoria Jovem e conseguimos colocar essa ação em prática graças a colaboração dos nossos voluntários que se dispõem em contribuir para a história desses participantes como mentores. Aproveito para agradecer o engajamento dos executivos do Grupo Algar nessa iniciativa transformadora”, finaliza Carolina.