Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado do grupo Algar, foi lançado em abril de 2003, com o objetivo de estimular a participação voluntaria dos associados do grupo Algar em atividades sociais direcionadas pelo Instituto Algar. Para o fundador do grupo, Alexandrino Garcia, a Algar nasce com o intuito de “servir a comunidade” e, é neste espirito que o programa acontece. Neste programa cada um pode contribuir com o seu tempo, trabalho e talento em prol de uma sociedade melhor. Seu principal intuito é oferecer tanto situações que propiciam ao aluno a construção social do conhecimento, quanto vivências que estimulem a prática do voluntariado e também dos valores do grupo Algar. O programa conjuga associados, alunos, professores e demais integrantes de diversas instituições em as atividades sociais, permitindo assim a contribuição ativa do associado na comunidade em que está inserido.

Em cada empresa Algar, é escolhido um associado que desempenha a função de Líder Social compondo junto com seu Colíder e voluntários o Comitê de Voluntariado daquela empresa ou unidade. Ele é o responsável por recrutar voluntários, bem como organizar as atividades que serão desenvolvidas por seu comitê.

Como o grande objetivo do Programa de Voluntariado é contribuir em mudanças positivas na sociedade e seu norteador é a educação, ao desenhar suas ações contínuas (que acontecem com frequência estabelecida e com atividades definidas) o Instituto Algar busca construir um programa que permita ao voluntário ser um cidadão educador. Desta forma, o voluntário conta com 5 clubes para atuar dentro de uma escola parceira da rede pública de ensino. Um clube é formado por um agrupamento de oficinas e promovem a aproximação de alunos e voluntários para execução das atividades propostas. Atualmente há cinco exemplos de atividades contínuas, que são:


CLUBE DE CORRESPONDÊNCIA
A ideia é estimular a escrita por meio da troca de cartas entre alunos e voluntários, instigando a curiosidade entre eles, uma vez que se conhecem pessoalmente apenas após várias correspondências. Nesse processo, o voluntário tem como papel inaugurar o processo de troca de correspondência e é quem oferece um modelo de aprendizagem de escrita para os alunos.


CLUBE DE LEITURA
Vem para fomentar novas oportunidades de leitura aos alunos das escolas públicas. Centrado na leitura de livros literários, essa atividade tem por finalidade formar leitores autônomos que tenham prazer em ler. O trabalho no Clube de Leitura envolve, além das oficinas de leitura, a realização de visitas e entrevistas com a finalidade de aproximar os alunos da produção literária das diferentes cidades onde esse clube se instalou.


CLUBE DAS MÍDIAS
É uma proposta pedagógica que contempla atividades relacionadas a recursos midiáticos que nos permitem extrapolar o cotidiano escolar no exercício da leitura e da escrita. As mídias informam, colocam os estudantes em contato com a realidade e com o mundo, despertam a curiosidade para imagens, fatos, notícias e possibilidades de interação.Ele acontece acontece por meio da apresentação das mídias para os alunos e do desenvolvimento de projetos temáticos. Ensinar os alunos a entenderem como o mundo se expressa em telas e páginas é essencial para dar valor à identidade cultural deles.


CLUBE DO MEIO AMBIENTE
Visa, de maneira informativa e divertida, envolver os alunos em temas atuais e importantíssimos para o desenvolvimento de um país verdadeiramente sustentável. Através de brincadeiras interativas, ele propõe expor os assuntos ambientais de maneira leve, porém com o firme propósito de despertar as responsabilidades de cada um na formação de um ambiente mais próximo do equilíbrio ideal. Nele os alunos terão a oportunidade de despertar um olhar mais crítico para suas atitudes habituais e descobrir de que maneira podem contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos.


CLUBE DA CIDADANIA
Propõe uma série de atividades lúdicas para crianças e pré-adolescentes relacionadas a participação cidadã na sociedade, direitos e deveres das crianças e adolescentes, os objetivos do milênio e os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. Um de seus principais objetivos é sensibilizar crianças e pré-adolescentes para uma visão sistêmica da vida, vivenciada no senso comunitário que se manifesta através da empatia, das trocas, da convivência harmoniosa e de comportamentos responsáveis no meio ambiente.


Além das atividades contínuas os Comitês dispões também da possibilidade de realização de atividades pontuais. As atividades pontuais acontecem de forma mais abrangente, pois ocorrem tanto dentro da escola parceira como em outras instituições. Isso por que as ações são desenhadas pelos próprios comitês, partindo de uma necessidade específica da comunidade ou são estimulas pelo Instituto Algar de forma mais direcionada (dia das crianças, Papai Noel dos correios, campanhas específicas, etc.). Como promoção da causa do voluntariado, o Instituto Algar promove anualmente o Dia Nacional do Voluntariado dentro das empresas do grupo que possuem comitê de voluntariado. Neste dia (28 de agosto) os líderes sociais e voluntários são convidados a realizarem ações de necessidade da comunidade que estão inseridos.

REVISTA RESULTADOS 2016 - PROGRAMA DE VOLUNTARIADO
Confira a revista com as principais conquistas, de 2016, do Programa de Voluntariado realizados pelo Instituto Algar, que retrata um pouco do que todos nós fizemos juntos. Clique aqui!


Conheça nossos líderes sociais:

Araguari - Algar TelecomLudmilla Penna Rodrigues
Araxá - Algar TelecomViviane CostadoNascimento
Balsas - Algar AgroRicardo de Souza Servian
Belo Horizonte - Algar Tech/EngesetMaria Elisa de Oliveira Bernardes
Brasília - Algar TechDaniela Nunes Pinheiro Gandulfo
Brasília - Algar TelecomFederico Miguel Silva E Henriques
Campinas - Algar TechAna PauladoNascimento Sant’Ana
Curitiba - Algar TelecomMara Izdebski Taborda Ribas
Divinópolis - Algar TelecomPaula Morgana
Franca - Algar TelecomMaria Amélia de Assis
Frutal - Algar TelecomMônica Carneiro Assunção
Ituiutaba - Algar TechOsvaldo Bruno Faria
Ituiutaba - Algar TelecomLilian Maria Bianchini
Itumbiara - Algar TelecomLurian Regina Silva Ramos
Iturama - Algar TelecomRoberta Cristina Queiroz Carvalho
Pará de Minas - Algar TelecomElaine Aparecida Rodrigues
Paranaíba - Algar TelecomRoberta Cristina Queiroz Carvalho
Patos de Minas - Algar TelecomJulia das Graças Correa Amaral
Porto Franco - Algar AgroMaria de Jesus Lima Pereira
Ribeirão Preto - Algar TelecomFranciane Viana Moraleco
Rio de Janeiro - Algar Tech/ EngesetBrenda Alvino de Mattos Santanna
Rio de Janeiro - Algar TelecomThais Souza Rodrigues Félix
Rio Quente ResortsThais Aparecida R. Siqueira
São Paulo - Algar TechRita de Cassia Aires
Uberaba - Algar TechMirian Priscila Pereira Buriti
Uberaba - Algar TelecomMônica Carneiro Assunção
Uberlândia - Algar AgroLais lemes de Oliveira
Uberlândia - Algar FarmingRenata de Paula Machado
Uberlândia - Algar SegurançaFlavia Aparecida Rodrigues
Uberlândia - Algar TechEstela Lisboa Silva e Dias Ferreira
Uberlândia - Algar Telecom CAMaria Letícia Sales Teixeira
Uberlândia - Algar Telecom CDIFernando Batista da Costa
Uberlândia - Algar Telecom CMCLudimila da Silva Ferreira Camilo
Uberlândia - Algar Telecom UDIAMerielen Rubia Cantalogo de Azevedo
Uberlândia - CSC AlgarAmália de Morais Colleoni
Uberlândia - Algar PatrimonialPaulo Kleber Peroni Ribeiro
Uberlândia - HoldingThays Rodrigues
Uberlândia - UniAlgarRosângela Senador