Blog

A importância das dinâmicas de aquecimento no programa Talentos de Futuro

As dinâmicas de aquecimento, também conhecidas como warm up ou dinâmicas de integração, são excelentes alternativas para atividades em grupo, tanto presencialmente quanto à distância. 

Seja para aulas, trabalhos, reuniões e outras práticas que envolvem um determinado número de pessoas, as dinâmicas de aquecimento contribuem para aproximar as pessoas, inclusive neste contexto de pandemia em que todos estão mais afastados, além de melhorar a comunicação.

Por isso, é importante saber como as dinâmicas de aquecimento ajudam os educadores, gestores e outros profissionais que precisam lidar ou mesmo gerenciar equipes e outros grupos. Essas dinâmicas podem trazer indicativos importantes de como está o humor do grupo e também das pessoas que integram esse time.

Dessa maneira, é possível atuar de forma mais efetiva nos casos em que alguém se sente desmotivado ou melhorar as habilidades interpessoais de uma pessoa muito tímida, por exemplo. Por isso, veja o que são dinâmicas de integração, como elas impactam positivamente um grupo e 3 dicas de dinâmicas de aquecimento para fazer!

O que são as dinâmicas de aquecimento?

As dinâmicas de aquecimento servem para quebrar o gelo e aquecer um grupo antes de uma atividade coletiva, que é a principal. Isso pode acontecer antes de uma reunião, aula ou apresentação em grupo, por exemplo.

A ideia desse tipo de dinâmica é facilitar a interação entre as pessoas e permitir a troca de impressões, informações e conhecimento entre cada participante. E tudo isso de maneira mais leve, sem tanto apego a formalidades ou regras, sem contar que as dinâmicas de integração visam ser fáceis de executar e, ao mesmo tempo, estimular a colaboração.

Afinal, quando todos têm a chance de participar de atividades mais leves e que fujam de um contexto profissional ou educacional, o grupo de forma geral pode aproveitar benefícios como:

  • Promover novas ideias e aprendizados;
  • Manter a motivação e o engajamento;
  • Melhorar o clima entre as pessoas;
  • Acolher alguém que está há pouco tempo no grupo;
  • Estimular a comunicação e a criação de laços entre as pessoas;
  • Reduzir o distanciamento e aproxima os participantes;
  • Animar e energizar o grupo antes ou depois de atividades coletivas.

Por isso, confira a seguir 3 dicas de aquecimento que podem ser ótimas para realizar em grupo.  

Dicas de dinâmicas de aquecimento

  1. 2 verdades e 1 mentira

Para descontrair e promover interações entre as pessoas, separe todo mundo em dois grupos de 4 a 5 pessoas. Uma por vez, cada pessoa pode apresentar 3 situações pessoais e, como o nome da dinâmica indica, serão duas verdades e uma mentira. Cada pessoa tem até 3 minutos para falar e o grupo tenta adivinhar qual situação é a falsa. Em seguida, quem contou as situações revela qual é a história falsa.

Depois que todos falarem, reúna todos os grupos juntos para que algumas pessoas compartilhem as curiosidades e histórias inusitadas que foram reveladas na dinâmica. Isso traz mais descontração e ajuda a deixar o clima leve.

  1. Ilha do Tesouro

Ideal para estimular a colaboração, a dinâmica também desenvolve estratégia e comunicação entre quem participa. Use algo como prêmio (uma caixa de bombons, por exemplo) e folhas de jornal ou outro papel do tipo. Divida o grupo em duplas e coloque as pessoas em uma ponta do local, e o “tesouro” no lado oposto.

Agora, começa o desafio: cada pessoa da dupla fica com um papel e as duplas precisam ficar em cima das folhas para chegar ao tesouro, sem rasgar nada nem colocar os pés no chão. Ou seja: para conseguirem o prêmio, devem entrar em acordo e colaborar para que as duas sempre pisem no papel para atravessar o espaço em direção ao tesouro.

No fim, colha feedbacks sobre os aprendizados das duplas e a troca de informações a respeito de como se sentiram na atividade em relação a colaboração e estratégia.

  1. Mãos dadas

Também voltada para a colaboração, essa dinâmica de aquecimento tem uma ideia muito simples, mas que contribui para estimular a liderança, a improvisação e a comunicação. Reúna todo o grupo em um círculo e peça para as pessoas darem as mãos. Na sequência, avise que eles devem memorizar os colegas que seguram a sua mão direita e a esquerda.

Dê 2 minutos para isso e, depois, peça para que todos soltem as mãos e andem pelo espaço, de forma a alterar a ordem em que se encontravam no círculo. Agora, pegue uma cartolina ou tapete e peça para que todos fiquem em cima dela, mesmo que esteja apertado. Agora, peça para que cada um se lembre dos colegas para os quais deram as mãos no círculo e tentem segurar as mãos deles novamente. Por fim, veja se todo o grupo consegue refazer a roda original.

Assim, todos poderão sair de uma situação “desconfortável” juntos, com trabalho em equipe, colaboração, negociação, comunicação e estratégia.

A importância das dinâmicas de aquecimento no Talentos de Futuro

No programa Talentos do Futuro, as dinâmicas de aquecimento são consideradas essenciais para que as turmas atendidas possam ter esse momento de descontração, integração, preparação para as atividades que serão feitas na sequência e, principalmente, para que os participantes estejam aquecidos o suficiente para entenderem com mais facilidade e dinamismo o trabalho que será feito na sequência.

O Murilo, participante da turma 2 do Talentos do Futuro e percebeu a importância e eficácia das dinâmicas de integração. No último encontro, ele pediu à treinadora uma dinâmica de concentração, o que trouxe vários benefícios para a realização da atividade em grupo que foi feita na sequência.

“Quando entro na aula, vou com uma expectativa de que algo pode dar errado ou que não fiz um bom trabalho. Por isso, entro um pouco nervoso, mas quando é proposto essas atividades de aquecimento, fico mais relaxado porque me ajudam a me concentrar e lembrar do meu objetivo aqui no Talentos do Futuro, que é aprender e melhorar”, afirma. “Com isso, sei que mesmo que meu trabalho não seja o melhor, entendo que vou estar aprendendo e não serei criticado”, finaliza.
Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o programa Talentos do Futuro e como ele tem impactado a vida de jovens de todo o Brasil!