Programas

Escola da Inteligência

A Escola da Inteligência, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal do Dr. Augusto Cury, é um programa educacional que desenvolve a educação socioemocional no ambiente escolar. Graças à nossa parceria com o Instituto Hortense, fundado pelo cantor Léo Chaves, desde 2017, as 13 escolas públicas na zona rural de Uberlândia têm acesso ao conteúdo e material da Escola da Inteligência, concebido e desenvolvido, originalmente, para ser aplicado em escolas particulares.

O programa visa melhorar os índices de aprendizagem, reduzir a indisciplina, aprimorar as relações interpessoais e aumentar a participação das famílias na formação integral dos alunos. Tudo isso é possível por meio da metodologia que promove tais melhorias por meio da educação das emoções e da inteligência.

A parceria entre os institutos não apenas viabiliza os livros e demais materiais aos alunos, como também assegura que os professores aplicadores sejam capacitados para a ministração dos assuntos abordados. E é por andarmos juntos pelos mesmos caminhos e com o mesmo objetivo, que já atingimos mais de 32 mil pessoas de forma direta e indireta.

Para que o programa funcione, precisamos contar com o envolvimento entre alunos, professores e pais. Dentro da grade curricular dos alunos de 4 a 15 anos, ele é aplicado em 1 hora/aula por semana, e pode ser contemplado dentro de uma disciplina já existente ou como uma nova. Além da capacitação, por meio de formação para professores e gestores, os alunos e suas famílias também recebem kits específicos com materiais gráficos, a fim de potencializar a aprendizagem de uma forma prazerosa e significativa.  

Conheça as escolas rurais de Uberlândia beneficiadas:

  1. E.M. Antonino Martins da Silva;
  2. E.M. Carlos Tucci;
  3. E.M. Dom Bosco;
  4. E.M. Domingas Camin;
  5. E.M. Emílio Ribas;
  6. E.M. Freitas Azevedo;
  7. E.M. José Marra da Fonseca;
  8. E.M. Leandro José de Oliveira;
  9. E.M. Prof. Maria Regina Arantes Lemes;
  10. E. M. Do Moreno;
  11. E.M. Olhos D’água;
  12. E.M. Sebastião Rangel;
  13. E.M. De Sobradinho.

A Escola da Inteligência também é oferecida aos nossos alunos da unidade 1 do Programa Transforma, no CESAG. Beneficiando jovens dos bairros: Morumbi, Alvorada, Joana D’Arc, São Francisco, Zaire Rezende, Prosperidade, Celebridade e Dom Almir.