Blog

Dicas para encontrar o primeiro emprego durante a pandemia

O atual momento é bem desafiador para todo mundo, mas principalmente para quem ainda está em busca de uma chance para entrar no mercado de trabalho, não é mesmo?  Mas como conseguir o primeiro emprego durante a pandemia?

Dos mais de 210 milhões de brasileiros, 14% estavam sem emprego em outubro de 2020, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso mostra que conseguir um trabalho não está fácil, mas, ao mesmo tempo em que existem desafios, também existem chances para quem está atrás do primeiro emprego.
Para te ajudar, vamos falar um pouco mais dos desafios do mercado de trabalho com essa situação atual e, principalmente, vamos dar dicas para você conseguir o seu primeiro emprego durante a pandemia!

Desafios para encontrar o primeiro emprego

A pandemia trouxe vários desafios na busca por emprego, que já não era tão fácil antes:

  • No mundo todo, a crise causada pela pandemia fez com que 1 em cada 6 jovens deixasse de trabalhar, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Isso dá mais de 67 milhões de jovens sem emprego;
  • No Brasil, o desemprego atingia 31,4% dos jovens no terceiro trimestre de 2020, de acordo com o IBGE. Entre quem tem de 14 a 17 anos, o número sobe para quase metade (44%); 
  • Atividades presenciais de escolas, faculdades e cursos foram suspensas e substituídas por atividades online, o que pode atrapalhar o aprendizado.

Com isso, está mais complicado conseguir um trabalho formal, especialmente para quem ainda busca o primeiro emprego. Acredita-se que esse cenário vai continuar por um bom tempo, porém, com ou sem pandemia a busca pelo primeiro emprego sempre foi um grande desafio para os jovens brasileiros.
Por isso, é muito importante se preparar e ficar atento às oportunidades de trabalho que estão surgindo mesmo na pandemia. Veja algumas dicas! 

Dicas para encontrar o primeiro emprego durante a pandemia

Veja como está o mercado de trabalho

Pesquise sobre o mercado de trabalho para saber quais as áreas que estão em ascensão ou declínio durante a pandemia. O fato é que muitas empresas tiveram prejuízos, algumas até declararam falência, mas por outro lado várias outras conseguiram se reinventar, encontrar novas formas de desenvolver o seu negócio e até cresceram nesse tempo difícil.
Vejas as áreas que estão bem ou que não sofreram muito com a crise, depois pesquise as empresas dessas áreas e, principalmente, se você gostaria de trabalhar lá e se identifica com elas. Além disso, é importante dar uma atenção maior aos trabalhos temporários, que podem ser uma boa forma de conseguir o primeiro emprego durante a pandemia.

Se prepare para os processos seletivos

Depois de pesquisar setores e empresas nas quais você quer estar, olhe as vagas das empresas. Se encontrar alguma para a qual você pode se candidatar (por exemplo, Jovem Aprendiz, auxiliar, assistente, estagiário, entre outras vagas parecidas), então veja os requisitos e se candidate.
Ao mesmo tempo, pesquise também sobre o que a empresa faz e se prepare para uma entrevista caso te chamem. Sempre busque mostrar o que você tem de melhor, e como essas habilidades combinam com as exigências da vaga na qual você se candidatou.

Desenvolva habilidades importantes

Habilidades para trabalho em equipe, comunicação, ética, negociação e inovação são algumas que chamam a atenção das empresas. Por isso, desenvolva essas e outras qualidades com cursos, leia textos sobre esses assuntos e pesquise mais para aprender e usar isso a seu favor, tanto na entrevista quanto na hora de trabalhar.
Outras habilidades importantes são as chamadas soft skills, que são aquelas qualidades de comportamento. Colaboração, empatia, autonomia, trabalho sob pressão e boa comunicação são algumas das soft skills que ajudam qualquer pessoa a conseguir o primeiro emprego durante a pandemia.

Não desista!

Mantenha-se firme e otimista na sua busca! Não desista nem desanime, pois o momento é difícil mesmo e para todo mundo. Ainda assim, dá para obter o primeiro emprego durante a pandemia se você se preparar, fazer cursos, pesquisar bastante sobre empresas e vagas (seja no site das empresas, seja em sites gratuitos de vagas) e continuar tentando. São vários desafios, mas quem se prepara consegue aproveitar as oportunidades quando elas surgem!
No vídeo abaixo, você encontra algumas dicas para conseguir o primeiro emprego durante a pandemia, mesmo sem experiência:

Agora que falamos sobre primeiro emprego durante a pandemia, conheça o Programa Talentos de Futuro Instituto Algar, que auxilia na formação e desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho!