Saiba como destinar parte do seu Imposto de Renda para projetos sociais

Educação

Compartilhar

Por Alexandre Mateus de Oliveira Alves – Gestor de Programas Sociais do Instituto Algar

Os contribuintes brasileiros podem fazer o bem na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda! Isso porque a legislação permite que pessoas físicas destinem até 6% do valor a ser pago do IR que seria direcionado a Receita Federal, para projetos sociais. 

O que acontece é que este montante, ao invés de ser destinado ao Fisco, um órgão federal responsável por fiscalizar os impostos de pessoas físicas e jurídicas, vai para as instituições sociais.

Desta forma, projetos ligados à cultura, esporte, assistência social, saúde e demais setores, podem utilizar a verba para continuar apoiando a comunidade, na busca por um mundo melhor.

É importante destacar que essas destinações só podem ser feitas por quem opta pelo modelo completo de declaração do IR, ou seja, aquele feito por pessoas que tenham despesas para descontar, como gastos anuais com dependentes, saúde, educação e outros. 

Agora, sabendo que é possível apoiar o próximo até mesmo com o Imposto de Renda, a gente te explica o porquê essa ação é tão relevante.

A importância da destinação

Para se ter uma noção do tamanho do terceiro setor brasileiro, de acordo com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, o país tinha mais de 800 mil OSCs em 2020. Uma quantidade expressiva de Instituições que trabalham oferecendo apoio e incentivo ao próximo, e que impactam a vida de milhões de brasileiros. 

Entretanto, o funcionamento de boa parte de projetos sociais só é possível devido às doações e apoio financeiro de empresas, governo e comunidade em geral. Desta forma, para garantir a continuidade do trabalho dessas Instituições, as doações são importantes, o que inclui a destinação do valor a ser pago de IR para a Receita Federal.

Conheça a campanha “Abrace Uma Causa” do Instituto Algar 

Há cinco anos, o Instituto Algar desenvolve a campanha “Abrace Uma Causa”, de destinação do Imposto de Renda da Pessoa Física. O objetivo é incentivar associados e comunidade em geral que realizam a declaração no modo completo, a destinarem até 6% do valor devido à projetos apoiados pelo Instituto. 

Nesta edição, a campanha acontece numa plataforma exclusiva que busca garantir a praticidade para aqueles que desejam doar. Por meio da ferramenta, de forma totalmente online, ao fazer a destinação neste ano e lançar essa informação em sua declaração do ano que vem, o recurso retornará ao contribuinte em forma de restituição ou abatimento.

Nos últimos quatro anos da ação, a campanha arrecadou mais de 400 mil reais que foram destinados a projetos sociais de Uberlândia. E para Alexandre Mateus, gestor de programas sociais do Instituto Algar, a expectativa para 2022 vai além de uma arrecadação positiva. “Claro que esperamos ter um bom número de doações neste ano, pois desta forma é possível que os projetos recebam ainda mais recursos que permitam ajudar mais pessoas e desenvolver mais ações. Entretanto, também buscamos que nossa campanha chegue cada vez mais longe, e que a comunidade como um todo se conscientize de que é possível fazer essa doação por meio da destinação de IR, em que nada a mais é cobrado. O contribuinte não precisará desembolsar nenhum valor a mais e ainda se junta à uma corrente de solidariedade, que a cada dia ganha mais força”, destaca.

O passo a passo para fazer a sua doação

É extremamente prático para os interessados fazerem suas contribuições. A plataforma é totalmente intuitiva, mas preparamos um passo a passo para detalhar o processo, confira:

Acesse o site oficial da campanha, clicando aqui;

Faça a simulação da sua doação: ao informar os rendimentos tributáveis e as despesas dedutíveis é possível fazer o cálculo aproximado do seu potencial de doação anual que é referente a 6% do seu imposto de renda devido;

Escolha o projeto beneficiado: no site da campanha, o contribuinte tem acesso aos dois projetos que podem ser apoiados com a doação, o Moviment(ação) e a Escolinha da ESSUBE. Com a iniciativa escolhida, é só clicar no botão “Quero doar”;

Pagamento: Ao escolher o projeto, basta definir a forma de pagamento. É possível fazer a transação via Pix (até 23/12/2022), Cartão de Crédito (até 21/12/2022), ou Boleto Bancário (até 20/12/2022);

Declaração do IR: quando chegar o momento  do contribuinte declarar seu Imposto de Renda, a partir de janeiro de 2023, o Instituto Algar envia o recibo da doação com todas as instruções de como a pessoa deve declará-lo em seu IR.

Saiba mais sobre os projetos beneficiados

A campanha “Abrace Uma Causa” conta com dois projetos sociais de Uberlândia que podem ser beneficiados: o Moviment(ação) e a Escolinha da ESSUBE.

A Escolinha é um projeto que incentiva mais de 120 jovens atletas, usando o esporte como pilar. Além disso, trabalha os valores éticos, inclusão social, trabalho em equipe, respeito às regras e outros valores do esporte com as crianças e adolescentes que fazem parte da iniciativa. 

Já o Movimet(ação) tem como objetivo fomentar e democratizar o acesso ao esporte, por meio de oficinas de Judô e Capoeira, para 225 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, na zona leste de Uberlândia, Minas Gerais.