Programa Conectados – Novo Projeto do Instituto Algar

Educação

Compartilhar

As modificações trazidas pela revolução tecnológica, incluindo o uso da internet, têm transformado a sociedade e as organizações em ritmo acelerado, o que influenciou diretamente a educação, tornando mais complexo o desafio de ensinar e aprender, ao mesmo tempo em que trouxe novas possibilidades e oportunidades de aprendizagem.

No contexto educacional, além das tecnologias e também como resultado delas, é importante analisar o comportamento das gerações, uma vez que indivíduos nascidos em épocas diferentes possuem características diferentes. Conhecer essas características pode auxiliar o professor e a escola a se aproximarem de seus alunos.

Nessa perspectiva, entendendo que, o papel do educador nessa “nova” educação é importante e desafiador, já que ele deve deixar de ser simplesmente um transmissor de conhecimento e guardião da ordem para se tornar um mediador, que concentra seus esforços educativos no desenvolvimento individualizado de seus alunos e que tem como aliado as tecnologias, o Instituto Algar criou o Programa Conectados.

O Conectados é um programa de formação complementar de educadores (professores e coordenadores pedagógicos) e alunos de escolas da rede pública de ensino, em algumas das localidades em que há atuação do grupo Algar. Seu objetivo é auxiliar os educadores a desenvolverem estratégias educacionais que utilizem a tecnologia, em seu sentido amplo, em sala de aula e na gestão escolar, a fim de aprimorar o ensino.

Já os alunos de ensino fundamental terão acesso à uma plataforma interativa de ensino, denominada Matific, que visa contribuir com o desenvolvimento do raciocínio logico-matemático, por meio de minijogos e atividades práticas.

O programa Conectados tem formato híbrido, com formações presenciais e a distância.

Em 2018 serão beneficiados alunos e educadores das escolas parceiras do Instituto Algar em Ituiutaba (MG), Paranaíba (MS), Pitangui (MG), Poços de Caldas (MG), Balneário Camboriú (SC) e Uberaba (MG).