O Empoderamento Feminino

Educação

Compartilhar

O empoderamento feminino é um conceito que surgiu no século XIX e que se consolidou como um movimento político, social e filosófico. Com o objetivo de promover a força da mulher, tem como principal característica a luta pela igualdade de gêneros e por consequência a maior participação das mulheres na sociedade.

Liderado principalmente por mulheres, esse movimento busca a defesa da igualdade de direitos e tem se expandido pelo mundo inteiro. Ou seja, o empoderamento da mulher tornar-se um tópico significativo nos debates políticos e econômico, por ser uma necessidade para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, nós recomendamos que você leia este post e entenda a história deste movimento e sua importância no mundo atual. Boa leitura!

Qual a história do empoderamento feminino?

A história do empoderamento feminino não é antiga. Ela remete ao século XIX, quando a mulher era vista como um ser inferior aos homens. Nesta época, privilégios como ler, escrever, guerrear eram exclusivos do sexo masculino. E, pelo fato da construção patriarcal da sociedade, somente cabia às mulheres os afazeres domésticos e educação dos filhos.

Foi neste período que o movimento do empoderamento feminino deu seus primeiros passos. Com a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã — como resposta a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão —, durante a Revolução Francesa, a feminista Olympe de Gouges deu os primeiros alertas sobre a autoridade masculina, a importância das mulheres e da igualdade de direitos dos gêneros.

Logo após, com a Revolução Industrial do século XIX, o panorama mudou. As mulheres começaram a trabalhar nas fábricas e começaram a ser parte da força econômica. Desde então, os movimentos feministas, espalhados pelo mundo, se fortaleceram e conquistaram direitos, antes exclusivos aos homens, como, por exemplo, educação, voto, propriedade, igualdade salarial, entre outros.


Qual a importância deste movimento?

Falar sobre empoderamento é a maneira na qual se encoraja as mulheres a serem fortes. Conscientizando que podem realizar seus desejos independente da opinião de um ‘outro’. Trabalhar fora de casa, poder tomar suas próprias decisões, sentir-se capaz de competir igualitariamente no mercado de trabalho, são exemplos empoderamento que o movimento propaga.

Além disso, não se pode negar que o empoderamento feminino se tornou uma necessidade para o próprio desenvolvimento da sociedade. Muitos líderes mundiais e estudiosos argumentam que o desenvolvimento sustentável de um país se baseia na igualdade, seja ela qual for.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que todos têm o direito de participar do governo de seu país. Sendo o empoderamento e autonomia das mulheres essenciais para a obtenção e manutenção de um governo com administração transparente e sustentável em todas as áreas da vida.

Você conhece o Espetáculo Empodere as Mulheres?

Com todos os movimentos, ações e conscientizações, ainda vivemos em uma sociedade hostil, estereotipada e não igualitária. A violência, o medo, a voz não considerada e o corpo não respeitado permanecem no cotidiano feminino. Por isso, trata-se de um fato que, apesar de reconhecido, infelizmente ainda é uma realidade nos dias atuais.

A igualdade de direitos, acessibilidade e liberdade de escolhas — sobre o corpo e decisões — ainda não foram alcançadas com êxito. Por isso, debates e discussões sobre a força da mulher ainda são importantes.

Por isso, com base em diversas pesquisas laboratoriais de dança, livros, documentários, ícones feministas, análises sociais, experiências compartilhadas e diversas discussões foi criado o espetáculo Empodere as Mulheres.

Nele, são retratados a partir da dança situações em que diversas mulheres se encontram e abordam seus dramas e dificuldades. Mas também ideais de superação, de valorização e de liberdade de expressão.

O empoderamento feminino, sendo uma das ferramentas de evolução social é capaz de desenvolver a consciência para buscar a transformação e desenvolvimento sociocultural.

O Empodere as Mulheres traz, por meio da arte, a invasão feminina com novas e positivas perspectivas de vida.

O Instituto Algar é um dos patrocinadores desse espetáculo, que está rodando o país. 

Acompanhe o trabalho do Instituto Algar em: www.institutoalgar.com.br