Atividades para fazer com as crianças na quarentena em casa

Educação

Compartilhar

De repente, o mundo se viu parado diante do Coronavírus (COVID-19), um novo tipo de vírus da família dos vírus que causam infecção respiratória.

Ele é novo, pois nunca havia sido identificado em humanos e, com isso, é natural que o corpo não possua defesas naturais e que não se tenha remédios e vacinas específicas como as outras gripes.

O Coronavírus surgiu na cidade de Wuhan, na China, e desde o começo do ano, vem se espalhando rapidamente por todo o mundo, com milhares de pessoas infectadas e várias outras que infelizmente, foram a óbito.

As formas de se contrair o vírus são semelhantes com as outras infecções gripais: pelo ar ou pelo contato, como apertos de mão, beijo, abraço e superfícies não higienizadas, como tela do celular, objetos compartilhados, até mesmo apoio de transporte público.

Para saber mais sobre este vírus, confira o material que o Ministério da Saúde preparou.

Sem dúvidas, é um momento delicado que exige cuidados básicos de higiene como sempre lavar as mãos, uso de álcool gel 70%, e ao tossir ou espirrar utilizar o braço para conter a disseminação.

Como medida de prevenção, várias pessoas estão em quarentena em casa: comércios estão fechando temporariamente, várias pessoas estão trabalhando no regime Home Office e as crianças tiveram as aulas suspensas.

Mas, é possível enxergar oportunidades neste mar de negatividade: estar em casa com as crianças em quarentena pode gerar vários momentos ótimos!

Pensando nisso, separamos algumas atividades que você pode fazer com as crianças na quarentena, sem ter que sair de casa. Confira!

Cozinhe com as crianças na quarentena

As crianças adoram se envolver em atividades “de adulto”. Então, aproveite este momento para incluir as crianças na preparação do lanche da tarde, como fazer um bolo, por exemplo. Elas irão adorar participar!

Conte histórias

Outra dica, é ter um momento para contar histórias. Pode ser as clássicas como João e Maria ou até mesmo alguma inventada. A criatividade fica solta!

Faça um cinema em casa

Quem disse que cinema está proibido? Escolha um filme junto dos pequenos, faça pipoca, pegue uma coberta e junte as crianças na quarentena em casa! Dá até para assistir mais de um filme por vez, ou fazer semanas temáticas.

Brinque de Faz de Conta

A mais clássica de todas, que pode envolver as crianças na quarentena em casa – e a família – por várias horas! Pode ser vários temas: ter uma loja, restaurante, e até desfile de moda. Muito legal!

Esconde-esconde

Se sua casa tem um quintal grande, essa brincadeira pode ser uma ótima alternativa para gastar energia das crianças na quarentena. E todo mundo pode participar: pais, primos, avós… todo mundo entra na brincadeira!

Dance com as crianças!

Outra brincadeira para gastar a energia das crianças é a dança. Basta colocar um vídeo com o passo a passo, o videogame ou as músicas que elas gostam e deixar rolar! Não existe limite para os movimentos.

Faça karaokê com a turma

Essa atividade também é ótima para gastar energia dos pequenos. Existem vários vídeos em formato de karaokê, basta escolher e soltar a voz!

Continue a história

Quer algo que estimule a criatividade? Então essa atividade é ideal! E funciona de maneira bem simples: defina uma ordem entre os participantes e comece uma história, que deverá ser continuada pelo próximo da fila.

Pode ter algumas regras, como por exemplo a primeira palavra ser com a última letra. Criatividade em alta!

Use a criatividade e desenhe muito!

Por último, temos outra atividade que nunca será obsoleta: o desenho. Dá para colocar as crianças para desenhar por temas ou com cores específicas, estimulando a criatividade e a coordenação motora.

Utilizar massinha de modelar também pode ser uma ótima opção para deixar o desenho ainda mais divertido!

Leia também: Alfabetização e a sua importância na Educação Infantil

Como manter a rotina escolar com as crianças na quarentena

Além de entreter as crianças na quarentena, é muito importante lembrar de mantê-las no ritmo da escola. Crie rotinas com os pequenos:

  • Estabeleça horários para acordar e dormir;
  • Faça pausas para refeições diárias;
  • Tenha horários para realizar atividades educacionais como: leitura de livros ou deveres de casa estipulados.

O período de quarentena em casa é passageiro, por isso, lembre-se que assim que a situação normalizar, a rotina voltará ao normal e as crianças também voltarão para a escola.

Agora que você já sabe quais atividades fazer com as crianças em quarentena em casa durante esse período, confira outros artigos no blog do Instituto Algar e fique por dentro!