Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado do grupo Algar, foi lançado em abril de 2003, com o objetivo de estimular a participação voluntaria dos associados do grupo Algar em atividades sociais direcionadas pelo Instituto Algar. Para o fundador do grupo, Alexandrino Garcia, a Algar nasce com o intuito de “servir a comunidade” e, é neste espirito que o programa acontece. Neste programa, cada um pode contribuir com o seu tempo, trabalho e talento em prol de uma sociedade melhor.

Em cada empresa Algar, é escolhido um associado que desempenha a função de Líder Social. Ele é o responsável por recrutar voluntários, bem como organizar as atividades que serão desenvolvidas por seu comitê.

No Programa de voluntariado são desenvolvidas atividades pontuais e contínuas. Atividades pontuais são aquelas relacionadas a datas comemorativas e a necessidades específicas das instituições, e as ações contínuas, visam contribuir de forma significativa na aprendizagem dos alunos das escolas parceiras com princípios, valores e habilidades.

As atividades pontuais acontecem de forma mais abrangente, pois ocorrem tanto dentro da escola parceira como em outras instituições. Isso por que as ações são desenhadas pelos próprios comitês, partindo de uma necessidade específica da comunidade ou são estimulas pelo Instituto Algar de forma mais direcionada (dia das crianças, Papai Noel dos correios, campanhas específicas, etc.). Como promoção da causa do voluntariado, o Instituto Algar participa anualmente o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado dia 28 de agosto. Neste dia os líderes sociais e voluntários são convidados a realizarem ações que atendam às necessidades da comunidade que estão inseridos.

As atividades contínuas do programa são realizadas em conjunto com escolas parceiras, de preferência próximas às empresas. O desafio do cada comitê é trabalhar com no mínimo uma sala, por meio de oficinas que estão agrupadas formando assim os clubes. Os clubes têm o objetivo de aproximar alunos e voluntários, que tenham afinidades, para a execução das atividades propostas pelo Instituto Algar. O propósito das atividades é permitir ao aluno o uso das diferentes linguagens que permeiam o relacionamento aluno-voluntário, criando assim ambientes que o ajudam na análise crítica das atividades realizadas, podendo ser refletida para a vida.

Atualmente, os comitês têm ao seu dispor três exemplos de atividades contínuas: Clube da Correspondência, Clube da Leitura e Clube das Mídias, todos trabalham com a metodologia de oficinas. As atividades que os compõe estão organizadas em publicações fornecidas pelo Instituto Algar para o Líder, Comitê e voluntários.

No Clube de Correspondência, a ideia é estimular a escrita por meio da troca de cartas entre alunos e voluntários, instigando a curiosidade entre eles, uma vez que se conhecem pessoalmente apenas após várias correspondências. Nesse processo, o voluntário tem como papel inaugurar o processo de troca de correspondência e é quem oferece um modelo de aprendizagem de escrita para os alunos.

O Clube das Mídias tem o objetivo de extrapolar o cotidiano escolar no exercício da leitura e da escrita, por meio do uso das mídias, colocando os alunos em contato com a realidade e com o mundo, despertando a curiosidade para imagens, fatos, notícias e possibilidades de interação, ampliando assim, a experiência de leitura tanto da criança quanto dos voluntários.

Conheça nossos líderes sociais:

Líder Social

Comitê

Luana Lídia Barcelos

Algar Agro Uberlândia

Rose Lany Gonçalves Santos

Algar Aviation Uberlândia

Giordana Gottardo

Algar Farming Uberlândia

Ludimila Silva Ferreira

Algar Mídia

Marcela Bessa Borges

Algar Segurança

Estela Lisboa Silva e Dias Ferreira

Algar Tech - Sede

Renata Mendes da Silva Carvalho

Algar Telecom CA

Fernando Batista da Costa

Algar Telecom CDI

Merielen Rubia Cantalogo de Azevedo

Algar Telecom Uberlândia/ Regional

Ludmilla Penna Rodrigues

Araguari

Viviane Costa do Nascimento

Araxá

Ricardo de Souza Servian

Balsas

Alysson da Silva Barros

Brasília

Amalia de Morais Colleoni

CSC Algar

Ana Paula do Nascimento Sant’Ana

Campinas

Angelita Ferreira da Silva

Curitiba

Paula Morgana da Silva

Divinópolis

Maria Amélia de Assis

Franca

Priscilla Okawa de Oliveira

Frutal

Lilian Maria Bianchini

Ituiutaba

Janaina Tomaz Alves

Itumbiara

Andréa Santos Parreira Simão

Algar Holding

Elaine Aparecida Rodrigues

Pará de Minas

Roberta Cristina Queiroz Carvalho

Paranaíba

Glaudenice Ferreira Caixeta Silva

Patos de Minas

Maria de Jesus Lima Pereira

Porto Franco

Vanessa de Freitas Coelho

Ribeirão Preto

Thais Souza Rodrigues Félix

Rio de Janeiro

Thais Aparecida R. Siqueira

Rio Quente Resort

Vanessa de Freitas Coelho

São José do Rio Preto

Paulo Kleber Peroni Ribeiro

Algar Patrimonial

Mônica Carneiro Assunção

Uberaba

Cleuza Medeiros de Souza

Unialgar