Palavra do Presidente

O Instituto Algar simboliza um longo caminho percorrido a pequenos passos pelo Grupo Algar em busca de devolver à comunidade tudo o que ela contribui para o seu desenvolvimento. Veja o que os presidentes têm a dizer.

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Luiz Alberto Garcia

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar

“A responsabilidade social faz parte de nossas crenças e, portanto, é parte integrante do universo do grupo Algar.

Apoiar projetos comunitários, incentivar e apoiar a educação de crianças, respeitar o meio ambiente e valorizar nossa equipe são posturas tão essenciais à nossa identidade quanto os investimentos em telecomunicações, agroalimentar, entretenimento e serviços.

Nesse sentido, 2002 foi um ano em que o grupo Algar avançou na consolidação da sua identidade. A Algar deu um passo fundamental com a criação do Instituto Algar, que veio coordenar os investimentos sociais das empresas, dando-lhes foco, consistência e coesão. Seu objetivo é consolidar a decisão do grupo de investir no aprimoramento da educação de crianças, apoiando escolas públicas e projetos que possam ampliar o acesso destes estudantes ao conhecimento e à qualidade de vida.

O Instituto Algar reforça o comprometimento do grupo com a construção de valores para o futuro. Um futuro melhor para seus associados e acionistas e para as comunidades que o recebem. Atualmente, cresce cada vez mais no mundo inteiro a tendência das empresas assumirem sua responsabilidade social.

Aqui, a Algar e suas empresas já sabiam e praticavam isso há muito tempo e, por isso, estamos investindo na educação de nossas crianças. Estamos investindo no Brasil.”


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Eliane Garcia Melgaço

Vice-Presidente de Marketing e Sustentabilidade do Grupo Algar

“Para mim, o que torna uma empresa sustentável ou não é a forma como ela interage com stakeholders, ou seja, a qualidade das relações que ela tem com seus talentos, comunidade, fornecedores e o meio ambiente. Por isso, uma empresa sustentável depende da atitude de cada um no seu dia a dia e nos relacionamentos que desenvolve.

Para coordenar e dar foco e atenção para nossa comunidade e meio ambiente, criamos o Instituto Algar em 2002. Ele tem o objetivo de dar as diretrizes e acompanhar o desenvolvimento de todas as ações sustentáveis da Algar, atuando em três eixos: social, ambiental e cultural.

A nossa atuação educacional é focada na formação de alunos e educadores de escolas públicas das cidades onde atuamos. O Instituto Algar desenvolve programas sociais com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e contribuir para o desenvolvimento humano. Temos também um Programa de Voluntariado, onde os associados do Grupo Algar são incentivados a participar de atividades, presencialmente ou à distância.

Já na dimensão cultural, o Instituto Algar é responsável pela gestão dos incentivos fiscais nas esferas municipal, estadual e federal, promovendo o patrocínio de projetos. É importante valorizar a nossa cultura e respeitar os agentes culturais da nossa comunidade. Utilizamos praticamente 100% do potencial que o Grupo Algar possui.

Na atuação ambiental, o Instituto é responsável pelo Programa Algar Sustentável, mobilizando pessoas para a prática sustentável. Além de promover a formação e conscientização dos associados, ele também consolida as ações das empresas, dando diretrizes para as práticas e processos sustentáveis. O foco do nosso programa é a governança climática, sendo que uma das nossas principais ações é o monitoramento e a proposição de ações para redução da emissão de gases de efeito estufa em nossas empresas.

Nosso fundador já acreditava e praticava a sustentabilidade. Ele dizia: ‘Nós trabalhamos para servir a comunidade’. Essa é uma visão sustentável. É uma visão de que o entorno tem que crescer junto com a empresa. Não podemos ter uma empresa próspera com uma comunidade que não cresce e não se desenvolve. Por isso, o papel da empresa é fundamental para contribuir com o desenvolvimento do seu entorno, respeitando meio ambiente, fornecedores e clientes. Essa é a visão integrada da sustentabilidade: quando a empresa considera no seu planejamento estratégico e no seu dia a dia todas as partes interessadas que vão garantir a perenidade da organização.”