Notícias


11 Dez

Instituto Algar é finalista no Prêmio ODS Brasil.

O Programa Transforma, do Instituto Algar está entre as práticas finalistas que concorrem ao Prêmio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Brasil. Esse Programa do Instituto Algar tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes, atua em áreas periféricas de Uberlândia e atende, hoje, cerca de 700 crianças e adolescentes.


 O Prêmio ODS Brasil tem como objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade ações que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, no Brasil. O Prêmio contribuirá também para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030, esta agenda faz parte de um protocolo internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, onde o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030.

Entre os dias 07 de maio e 16 julho de 2018, 1.038 inscrições foram recebidas pela SEGOV (Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais), de todas as partes do Brasil, divididas em 4 categorias. Destas, após avaliação dos critérios objetivos estabelecidos no Regulamento do Prêmio e no Guia de Apresentação da Prática, 729 práticas foram validadas nas seguintes categorias: Governo (211); Com Fins Lucrativos (139); Sem Fins Lucrativos (256); e Ensino, Pesquisa e Extensão (123). Na fase seguinte, um Comitê Técnico composto por servidores da SNAS/SEGOV-PR, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e do Ministério da Saúde (MS), instituído por meio da Portaria nº 10, de 15 de agosto de 2018, avaliou todas as 729 práticas validadas de acordo com o item 7.2 do regulamento do prêmio, e chegou por meio de diversas rodadas de avaliação, inclusive presencial, à seleção de 39 práticas finalistas, entre elas o programa Transforma. A classificação das três práticas vencedoras, por categoria, será conhecida na Cerimônia de Premiação, que ocorrerá em 13 de dezembro, no Palácio do Planalto – Brasília/DF.




Comentários