Notícias


19 Set

Conheça a importância do teatro na sociedade

O teatro surgiu na Grécia no século VI a.C, nas festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, o deus do vinho, teatro e fertilidade.

Segundo historiadores, estas festas eram como rituais sagrados com procissões e recitais que duravam vários dias, e em uma comemoração um participante resolveu vestir uma máscara ornada com cachos de uvas e disse "Eu sou Dionísio!" Todos ficaram espantados, mas hoje Téspis é considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.

O termo teatro – do grego “theatron” - significa “lugar para ver”. E, neste “lugar para ver”, está o surgimento dos teatros gregos, que são grandes construções ao ar livre, em formatos de arquibancadas e o palco no centro, que levaram ao formato que conhecemos hoje.

Aqui no Brasil o teatro teve sua origem com a chegada dos padres Jesuítas, que trouxeram diversas influências como a literatura e o teatro para a educação religiosa com os indígenas.

É claro que estas ações influenciaram e ainda influenciam nos dias de hoje. A liberdade em poder se expressar na representação de algo ou alguém garante que muitas pessoas sintam que elas podem ser quem elas quiserem!

O que é expressão artística?

É natural o ser humano expressar suas variadas emoções. Seja na música, na escrita, em forma de pinturas, esculturas e no teatro, a arte pode ser representada de várias maneiras.

Assim, o termo expressão artística ganha forma, e pode ser usado quando o artista deseja comunicar e transmitir sentimentos, ações, ideias e até mesmo críticas, utilizando várias ferramentas para contar uma história, se expressando livremente para o público.

Quais são os benefícios do teatro?

Aulas de teatro trazem inúmeros benefícios, que vão muito além da capacidade de expressão corporal e artística. Separamos 05 tópicos para você conferir:

Ajuda na concentração, memória e imaginação

É preciso muita concentração para lidar com o texto e o personagem, além de ter a percepção de suas ações como ator. Então, para quem acredita que é preciso melhorar nesse aspecto, com certeza o teatro pode ajudar.

Desenvolve habilidades sociais

O teatro é uma ponte para o relacionamento, pois o ator tem que lidar com diversos grupos diferentes, e acaba ajudando aquelas pessoas que são tímidas. Assim, ele consegue lidar melhor com quem está a sua volta com mais empatia, tolerância e trabalho em equipe.

Melhora a criatividade

Trabalhar com teatro melhora a criatividade, já que nas aulas é preciso improvisar algumas cenas e personagens. Ser criativo ajuda não só aqui, mas em qualquer tarefa ou função desenvolvida na escola, trabalho ou na vida pessoal.

Aumenta a autoestima e trabalha a expressão corporal

Um dos benefícios do teatro é que ele pode ajudar a aumentar a autoestima, pois ao ter conhecimento do seu potencial, do corpo e dos pontos a melhorar, o ator consegue se enxergar melhor e ter uma visão positiva sobre si.

Melhora a capacidade de gerir e lidar com conflitos e relacionamentos

Por trabalhar com situações diferentes, o teatro acaba ajudando na "vida real", na maneira de lidar com conflitos e a sair de determinadas situações, já que nas aulas ele aprende a improvisar e lida com várias hipóteses.

Qual a importância do teatro para a sociedade?

Em um mundo cada vez mais conectado, é importante manter os laços de convívios sociais e contato com outras pessoas, e trabalhar com a arte ajuda nessa conexão com a sociedade.

O teatro é mais do que uma simples apresentação: é a ampliação de conhecimento, pontos de vista e a compreensão ao que é diferente. É poder conhecer outras culturas, descobrir um novo talento, é melhorar o convívio e o senso de cidadania. É poder utilizar uma arte para expor opiniões, críticas, ou apenas divertir e encantar o público.

Portanto, o teatro tem grande importância na sociedade e pode contribuir nos mais diferentes aspectos, principalmente na formação civil ou pessoal das pessoas.

Você conhece o Programa Transforma do Instituto Algar? Ele possui diversas opções de oficinas e atividades diferentes para crianças da comunidade, entre elas está a oficina de teatro, que é desenvolvida com crianças a partir de 06 anos.

Conheça as frentes do Programa Transforma do Instituto Algar.



Comentários