Notícias


21 Out

Como os Programas Sociais podem transformar vidas

Programas sociais são projetos com o objetivo de incentivar e ajudar na melhoria das condições de vida da população. Seja para crianças, jovens, adultos e até na terceira idade, o foco é ajudar, de alguma forma, na formação e qualificação daquela pessoa, seja ensinando algum novo ofício, instrumento musical, ou apenas com conteúdos informativos.

Importância de participar

As vantagens de participar de Programas Sociais são inúmeras, uma vez que eles fazem as pessoas crescerem, aprenderem e se desenvolverem, além de dar uma oportunidade para que elas melhorem sua qualidade de vida, ajudando no dia a dia.

Ser um voluntariado é gratificante, ainda mais quando se tem com clareza a responsabilidade social, sabendo que suas atitudes realmente podem influenciar e inspirar aqueles que estão ali buscando uma nova chance de melhorar suas vidas.

Para jovens e crianças, a participação em programas sociais pode ser ainda mais enriquecedora, já que nesta idade eles estão na formação de seu caráter e personalidade, e aquele tema pode transformar o futuro dela.

Portanto, saber conversar e entender o que eles realmente precisam e o motivo deles estarem reunidos, faz toda a diferença!

Quem ajuda também ganha

As vantagens não são apenas para quem está participando, mas também para quem está ajudando.

Ao doar o seu tempo e conhecimento para alguém, você se torna fonte de inspiração para quem está ali escutando, além, é claro, da troca de experiências. É possível expandir os horizontes e pontos de vista para coisas que antes não eram vistas ou percebidas, e isso é gratificante.

Leia também: Dia do Voluntariado: benefícios de ser um voluntário

As vantagens não param

Inserir crianças e jovens em projetos sociais traz inúmeros benefícios que eles levarão para a vida toda, podendo ser a chama inicial que eles precisam para fazer a diferença no mundo.

Baseado nestas experiências, separamos três principais motivos de como os programas sociais podem transformar vidas:

Oportunidade que faltava

Muitos jovens se veem sem oportunidades suficientes, e ter a chance de participar de uma ação social pode fazer com que sua perspectiva de futuro mude. Por exemplo, ao participar de oficinas de música, além de aprender um instrumento, os jovens conseguem desenvolver sua capacidade motora, além do trabalho em grupo, gerando consciência do seu corpo, suas ações e em como isso pode impactar todo o grupo.

Preenchimento do dia

Nem sempre as crianças conseguem ficar o dia todo na escola, então, oficinas fora do período escolar como Literatura e Artes Integradas podem ajudá-las nos estudos, desenvolvendo o raciocínio, criatividade e autonomia, além da interação com outras crianças e outras formas de ver o mundo.

Descoberta de talentos

As crianças e jovens também podem por meio das oficinas descobrir os seus talentos. Por exemplo, por meio de Minicursos de Programação e Cultura Digital, é possível identificar talentos antes não descobertos, que podem levar esta pessoa a patamares antes nunca imaginados. Também, é possível desenvolver outras competências, como o raciocínio lógico e a proatividade.

Os Programas Sociais podem, para quem é voluntário, parecer simples. Mas, para quem está do outro lado ouvindo e aprendendo, pode ser transformador. E, cabe ao voluntário ter a capacidade de querer ensinar, ajudar e incentivar o outro a estar ali, presente. 

Isso pode fazer toda a diferença na vida de alguém! Clique aqui e conheça os Programas Sociais do Instituto Algar.



Comentários