Programa Talentos do Futuro

Não é de hoje que a entrada dos jovens no mundo do trabalho tem representado grande preocupação em todos os países do mundo, e o Brasil não fica fora disso.

Pensando nisso, o Programa Talentos de Futuro visa contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais de jovens alunos do ensino médio de escolas públicas de Uberlândia.

Desde a sua criação, o programa já passou por duas fases importantes. Na primeira delas, de 2014 a 2016, foi realizada a formação indireta de alunos, por meio de educadores parceiros de escolas estaduais e escolas técnicas. Em sua segunda fase, o Instituto Algar está desenvolvendo a formação direta de jovens, por meio de encontros presenciais, que envolvem os seguintes temas: Ética, Atitude, Trabalho em Equipe, Comunicação, Inovação e Negociação.

Do ponto de vista das atividades desenvolvidas, todas elas tem um caráter de vivência e reflexão, uma vez que acreditamos em um processo de Educação em que o participante é, na verdade, o protagonista. Cada uma dessas vivências propõe aos jovens desafios que serão vencidos na medida em que eles se permitirem e se comprometerem com o próprio crescimento e o crescimento do grupo.

Ao final do ciclo de formação, os jovens serão certificados com base em critérios de frequência e desempenho em cada um dos módulos.

Além disso, o Instituto conta com parcerias importantes, entre elas a Fundação Maçônica e a Rede Cidadã, para encaminhamento dos alunos capacitados pelo programa para vagas de Jovem Aprendiz nas empresas Algar e outras da cidade.

Em 2017, o Programa também está sendo desenvolvido em parceria com 4 instituições de Uberlândia: ONG Ação Moraria, ONG Estação Vida, Instituto Circo da Vida e PROFORMAR. Esta é uma oportunidade de expandir a abrangência do programa, garantindo a qualidade de aplicação das atividades e atendendo o público específico de cada instituição parceira.

REVISTA RESULTADOS 2016 - PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Confira a revista com as principais conquistas, de 2016, dos Programas Educacionais realizados pelo Instituto Algar, que retrata um pouco do que todos nós fizemos juntos.Clique aqui!