Brincadeiras nas férias escolares: 8 atividades para fazer em casa

Educação

Compartilhar

O período de férias escolares vai além das brincadeiras e descanso. Este momento tão aguardado pelas crianças é importante por vários motivos: é nas férias que elas irão descansar, ter contato com família, amigos, fazer várias atividades e criar memórias afetivas.

Além disso, segundo um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (AAP), este período de férias escolares é importante para o desenvolvimento cognitivo e o convívio social das crianças!

Os pais também se beneficiam nas férias escolares

Para os pais, também é um momento importante, pois é mais tempo para aproveitar com os pequenos, seja em casa ou fazendo uma viagem em família. Mais tempo para criar laços e memórias que irão durar por muito tempo, além de ajudar na formação do caráter das crianças.

Mas, com esse tempo livre, o que fazer para ocupar o dia? Pensando nisso, separamos algumas atividades que envolvem a família toda. Confira!

Brincadeiras para fazer em casa nas férias escolares

Festa do pijama

Que tal surpreender as crianças com uma noite do pijama? Para aproveitar o tempo disponível a noite e que elas não precisam acordar cedo para ir a escola, surpreenda os pequenos com uma noite divertida! Escolha um filme, monte uma programação com brincadeiras e aproveite o tempo com eles.

Acampamento

Quem disse que precisa ir ao ar livre para acampar? Você pode simular um acampamento em casa com as crianças de maneira simples. Basta colocar os colchões na sala e montar a tenda com lençóis e lanternas. Depois, é só aproveitar! Conte histórias, faça lanches e deixe a imaginação fluir.

Gincanas

Fazer gincanas é uma maneira muito divertida de entreter as crianças. Basta reunir os amiguinhos e montar uma série de desafios para que elas cumpram. O prêmio pode ser qualquer coisa e elas podem até ter medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar. Legal, né?

Ajuda na cozinha

Depois de tanta brincadeira, que tal colocar os pequenos para ajudar na cozinha? Eles adoram se envolver com “atividades de adulto”, e essa é uma boa oportunidade de estreitar os laços e mostrar a eles que cozinhar pode ser divertido. Sempre com supervisão e longe de fogão e objetos cortantes, os coloque para ajudar no preparo dos lanches, para que eles também entendam a importância daquele alimento.

Brincadeiras DIY (Do It Yourself)

Boliche em casa

A famosa brincadeira do boliche pode ser replicada em casa! Basta pegar garrafas pet e pintá-las, depois organizar em um lugar plano e começar a brincadeira. As crianças podem ajudar na montagem dos pinos e você pode fazer um quadro com pontos para que elas acompanhem o desempenho. Com certeza será incrível!

Jogos para derrubar latas

Aqueles famosos jogos que aparecem em parques de diversão, em que o jogador precisa derrubar os objetos para ganhar um prêmio pode ser replicado em casa. Basta pegar latas vazias, decorar e empilhar. Depois, com uma bolinha, certa distância e a mira certa, tentar derrubá-las. Com a técnica certa, a criançada vai adorar esta brincadeira!

Oficinas de criação

Também é possível realizar oficinas de criação de histórias através de vários recursos, como: fantoches, desenhos, pinturas e até mesmo músicas. Basta deixar a imaginação fluir!

Jogos de acertar

Esta brincadeira também é simples de reproduzir em casa: basta pegar baldes ou copos descartáveis, colocar a certa distância com uma pontuação, e quem fizer o maior número de pontos dentro das tentativas, ganha!

Saber aproveitar estes momentos com as brincadeiras certas, geram memórias afetivas e irão deixar os pequenos prontos para a volta do ano letivo, prontos para aprender ainda mais.

Aqui no blog do Instituto, sempre levantamos temas relevantes para discussão e boas práticas quando se envolve o processo educacional. Confira nosso artigo sobre Alfabetização e a sua importância na Educação Infantil e saiba o porquê este tema é tão importante.