Como e por que aplicar a tecnologia na educação?

Educação

Compartilhar

A forma de aprendizagem mudou junto com o avanço da tecnologia na educação. Por esse motivo as instituições de ensino precisam se adaptar a esta nova realidade para acompanhar esta revolução. Uma década atrás o modelo de ensino era fundamentado em lousas, giz e um “modelo tradicional de aprendizagem”.

Porém, hoje, as crianças vivem imersas em um mundo tecnológico, com informações disponíveis a todos o momento. Eles são os nativos digitais, também conhecidos como a geração millenium. Esta geração tem em mãos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que permitem acesso a diversos conteúdos e consequentemente impactam no ambiente escolar.

De acordo com um estudo realizado pela CETIC:

  • 93% das crianças e adolescentes têm acesso a um smartphone;
  • 85% são usuários ativos da internet;
  • 76% fazem pesquisas na internet para realizar trabalhos escolares;
  • 64% fazem buscas de assuntos de curiosidade própria.

Estes dados mostram claramente que não se pode mais negligenciar a influência da tecnologia na educação. Não somente os alunos podem tirar proveito do uso da tecnologia, mas quando bem planejada, esta ferramenta pode se tornar um aliado para professores e instituições de ensino.

Os benefícios são diversos e suas aplicações são inúmeras. Por isso, acompanhe-nos e descubra como tirar todo o proveito da tecnologia na educação!

Benefícios do uso da tecnologia na educação

Usar a tecnologia em sala de aula já não é mais um paradigma. É uma realidade. A atual geração está imersa neste contexto e por isso é fundamental integrar novas formas de ensinar e aprender. Para apresentar o contexto desta tecnologia, separamos alguns dos principais benefícios de sua aplicação.

  • A tecnologia proporciona novos formatos de ensino e aprendizagem, além de consolidar novas metodologias, ou seja, professores estão descobrindo estratégias inovadoras para otimizar o processo de ensino-aprendizagem;
  • O método de ensino tradicional não mais atrai os estudantes. Ter aulas atraentes e inovadoras, por meio de estratégias que aplicam a tecnologia na educação viabilizam a transformação do modelo de aprendizagem e o engajamento do estudante;
  • A tecnologia na educação além de auxiliar na melhoria do desempenho escolar, estimula e desperta nos alunos a curiosidade, assim como a busca por novas descobertas nos canais digitais, colaborando cada vez mais para o desenvolvimento dos estudantes;
  • Outro benefício significativo é a redução da reprovação e da evasão escolar. Alunos que têm mais dificuldades de aprendizado podem experimentar novos formatos de educação, adaptados e personalizados, de acordo com suas necessidades.

Exemplos práticos da tecnologia em sala de aula

Esta inovação no modelo de aprendizagem, utilizando a tecnologia na educação, pode ser aplicada por meio de diversos formatos. Separamos duas tecnologias que já são tendências em sala de aula:

Realidade virtual e realidade aumentada

A realidade virtual pode inserir o aluno em um ambiente diferente e em outras épocas, por exemplo. Fazê-lo vivenciar histórias antigas por meio de uma realidade aumentada pode criar interações únicas no aprendizado aumentando e a retenção do conhecimento.

Gamificação

Transformar as aulas em um jogo é uma aplicação da tecnologia na educação, que motiva e engaja os estudantes ao novo método de aprendizagem. Os jogos interativos com pontuações, premiações e diversos níveis de dificuldades podem acelerar o processo de aprendizado e conhecimento.

Conheça o Programa Conectados

Por conta desta evolução tecnológica o Instituto Algar desenvolveu o Programa Conectados, em parceria com a Matific. Sabendo da importância da nova educação, o Conectados veio para ser uma formação complementar de educadores e alunos de escolas públicas. Seu principal objetivo é auxiliar no desenvolvimento de estratégias que utilizem a tecnologia na educação, a fim de aprimorar os métodos de ensino.

Alunos do ensino fundamental têm acesso à plataforma de ensino interativa, Matific, que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, por meio de mini jogos e atividades práticas.

Ficou interessado e gostaria de aplicar a tecnologia de maneira estratégica em sua instituição de ensino? Conheça mais sobre os projetos do Instituto Algar e o Matific! Temos certeza que os benefícios para os alunos e educadores serão extraordinários.

Sabendo da importância dessa “nova educação”, o Instituto Algar desenvolveu o Programa Conectados, que traz uma proposta de formação complementar para educadores envolvendo o uso da tecnologia em seu sentido amplo, em sala de aula e na gestão escolar, a fim de aprimorar o ensino.

Nas cidades participantes do Programa os alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino também têm acesso à uma plataforma de ensino interativa, a Matific, que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, por meio de mini jogos e atividades práticas.

Ficou interessado e gostaria de aplicar a tecnologia de maneira estratégica em sua instituição de ensino? Conheça mais sobre os projetos do Instituto Algar! Temos certeza que os benefícios para os alunos e educadores serão extraordinários.